Economia

Praia revoluciona trânsito e parquímetros

  • 10 de Dezembro de 2010
  • 269 Visualizações, Última Leitura a 22 Novembro 2017 às 08:53
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Arranca a 10 de janeiro a implementação do Plano de Mobilidade da Praia da Vitoria, que materializa mudanças no trânsito e nas zonas de estacionamento.

Na apresentação deste Plano à comunicação social, ontem, numa conferência que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o presidente do município, Roberto Monteiro, avançou que em causa estão medidas para reorganizar e conferir maior fluidez ao trânsito e estacionamento.

O Plano de Mobilidade foi elaborado por uma equipa chefiada por Nunes da Silva, um dos principais especialistas do país, e também da Europa, em gestão de trânsito, avançou Roberto Monteiro aos jornalistas presentes.

Inserido nesta lógica está o novo parque de estacionamento urbano no centro da cidade, que apresenta 70 lugares e tem um acesso pedonal à Rua do Jesus. O novo parque fica localizado entre as ruas dos Remédios, da Graça e Rua do Jesus.

Parquímetros

O plano que entra em vigor no início do novo ano avança com mudanças na área do estacionamento pago, reservando as ruas e parques mais próximos do Largo da Luz, Praça Francisco Ornelas da Câmara e zona da Marina (as três áreas centrais da cidade) para estacionamento pago de curta duração, isto é, até duas horas.

"A ideia é reservar essas zonas preferencialmente para utentes e clientes dos serviços e comércio", explicou Roberto Monteiro.

Já as ruas da Praia situadas entre 50 a cem metros das zonas centrais da Praia ficam destinadas a estacionamento tarifado de média duração (até 4h).

Roberto Monteiro avançou que existe estacionamento gratuito a menos de 150 metros das centralidades, servindo assim quem permanece na Praia ao longo de todo o dia.

O serviço de mini-buses será reforçado. Um mini-bus fará o percurso atual e outro, com frequência de 10 em 10 minutos, ligará sobretudo as zonas centrais e os parques gratuitos.

Trânsito

Estão previstas também diversas alterações na área do trânsito. Oito ruas da Praia invertem o sentido da circulação rodoviária.

O trânsito passa a fazer-se no sentido contrário ao atual na Rua dos Remédios, Rua da Graça, Rua do Cruzeiro, Rua Serpa Pinto, Rua da Alfândega, Rua de São Paulo, Rua Conselheiro Constantino José Cardoso e Rua Corregedor José Correia de Mesquita. Por exemplo, na Rua dos Remédios passa-se a subir, bem como na Rua da Alfândega.

Outra alteração a assinalar é o facto de na saída da Rua Comendador Francisco José Barcelos ("Rua dos Bombeiros") para a Rua Pe. Francisco Rocha de Sousa (em frente ao Tribunal), o trânsito ter de voltar à direita e contornar a rotunda do cemitério para chegar ao Largo da Luz.

O trânsito no cruzamento da circunvalação da Rua Nossa Senhora da Saúde passa a ser regulado por um semáforo e a ser feito nos quatro sentidos.

"Todas estas alterações visam resolver situações de congestionamento do tráfego, como acontece no cruzamento para a escola Francisco Ornelas da Câmara e à saída da rua dos bombeiros. As restantes alterações permitem que a circulação seja mais fluida e que se adeqúe a um regime de tráfego que privilegia que os acessos à zona da Praça Francisco Ornelas da Câmara se façam pela Rua Capitão Borges Pamplona e, principalmente, pela zona da Marina, que entronca com a Estrada 25 de Abril e com a Estrada Militar", afirmou.

Roberto Monteiro referiu que após um período de seis meses os resultados serão avaliados.

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória avançou compreender que as novas regras demorem algumas semanas a serem totalmente interiorizadas, mas acredita que esse será apenas um curto período de habituação.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos