Economia

AÇORES/ANGOLA Intensificação da cooperação no domínio da agro-indústria

  • 23 de Novembro de 2010
  • 236 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2017 às 02:13
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, apontou ontem a pecuária, a agro-indústria e as pescas como áreas de possível “intensificação” da cooperação entre os Açores e aquele país africano.

O diplomata angolano, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada, no final de um encontro com o secretário regional da Economia, sublinhou que os Açores dispõem de “experiências, conhecimentos e tradição acumulada” que “podem ser levados a Angola, um país que, depois de momentos de confrontação e de perturbação, está a reerguer-se”.

“Apontamos a agro-indústria como actividade importante para resolver algumas carências, e julgamos que a experiência açoriana pode ser importante neste domínio”, afirmou o embaixador, salientando que os Açores garantem 35 por cento da produção leiteira portuguesa e 60 por cento da produção de queijo.

José Marcos Barrica indicou que, para levar esta cooperação para o terreno, serão intensificadas as relações entre as agências de promoção do investimento e as câmaras de comércio de Angola e dos Açores.

Por seu lado, o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro afirmou que, em matéria de agro-indústrias, já existe uma relação dos Açores com Angola, por via da colocação de produtos lácteos da região no mercado angolano.

“Estamos interessados em aprofundar as possibilidades de cooperação no ramo da agricultura e das pescas e num conjunto de outras áreas emergentes da economia açoriana que podem também ser atrativas para este relacionamento, caso das energias renováveis e do turismo”, afirmou.

O secretário regional da Economia considerou ainda que a visita do embaixador José Marcos Barrica garante “uma vertente institucional” a contactos mantidos sobretudo a partir de 2005.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos