Economia

Açores mostram oportunidades de investimento no Canadá

  • 5 de Novembro de 2010
  • 224 Visualizações, Última Leitura a 22 Agosto 2017 às 01:34
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, participa, na próxima semana, num encontro com empresários e comerciantes da área de Winnipeg, no Canadá, para uma apresentação sobre as oportunidades de investimento existentes nos Açores, à semelhança de outras iniciativas do género realizadas recentemente, quer na área do Massachusetts, EUA, em Agosto, quer no passado mês de Outubro na Galiza.

Esta iniciativa tem como objectivo principal dar a conhecer os incentivos existentes na Região para a captação de investimento externo, assim como as áreas consideradas prioritárias como o Turismo, Agricultura e Pecuária, Pescas, Ambiente e Energia, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, entre outras.

Para o Secretário Regional da Economia, que viaja acompanhado pelo presidente da Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA), Gualter Couto, a realização deste tipo de eventos “pretende demonstrar que existem grandes oportunidades de negócio nos Açores que podem ser aproveitadas por todos quantos pretendam investir na Região”.

Antes da apresentação em Winnipeg, a APIA realiza também uma sessão de divulgação das oportunidades de investimento na Região, esta sexta feira, em Toronto.

Esta iniciativa contará com a presença de 40 empresários luso-descendentes e canadianos e visa promover e reforçar a cooperação económica e institucional nos espaços de emigração e de fixação de comunidades açorianas, bem como promover os Açores, os seus produtos e serviços junto dos seus mercados de exportação, incentivando a internacionalização.

Com estas iniciativas, a Agência reforça não só a sua rede de contactos a nível internacional, como dinamiza uma plataforma de captação de investimento para os Açores a partir do Canadá.

Esta é, por isso, uma ocasião para dar a conhecer “os mecanismos que facilitam esses mesmos investimentos”, destaca o Secretário Regional da Economia.

O sistema de incentivos regionais ao investimento tem recebido “muitos elogios por parte dos empresários que tomam contacto com ele, pelo que estas ocasiões são sempre mais uma oportunidade para procurar áreas em que esses investimentos possam ser concretizados”.

Segundo o Secretário Regional da Economia, “existe, actualmente, cada vez mais a consciência de que os Açores têm vindo a evoluir de uma Região com enormes desafios de desenvolvimento para uma Região moderna e que nos últimos anos se tem vindo a afirmar como uma referência no todo nacional, e também no espaço europeu, em diferentes áreas de investimento”.

Vasco Cordeiro recorda que existem “laços fortes entre estas regiões que foram destino da nossa emigração e os Açores que podem e devem ser potenciados, não apenas nas áreas mais tradicionais, mas também na vertente da captação de investimento”.

Assim, reforçou, “há todo um conjunto de projectos, ao nível económico e não só, que podem vir a ser desenvolvidos entre os Açores e os locais de maior tradição da nossa emigração, possibilitando um maior desenvolvimento para ambas as partes”.

Esta é a segunda apresentação sobre oportunidades de investimento nos Açores realizada para empresários canadianos, depois de uma iniciativa semelhante realizada pelo presidente da APIA em Toronto.

O Secretário Regional da Economia desloca-se ao Canadá por ocasião da realização da X Semana Cultural da Casa dos Açores de Winnipeg, que se realiza durante a próxima semana.

Vasco Cordeiro representará, igualmente, o Presidente do Governo nas comemorações do 25º Aniversário da Casa dos Açores do Ontário.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos