Economia

Carlos César diz que a banca está mais disponível para apoiar o crescimento económico nos Açores

  • 5 de Novembro de 2010
  • 221 Visualizações, Última Leitura a 21 Agosto 2017 às 04:41
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Presidente do Governo considera que, nos últimos tempos, as instituições financeiras têm procurado compreender melhor a necessidade de disponibilizarem maior financiamento às famílias e às empresas nos Açores e participarem da forma mais activa possível no crescimento económico, “porque o crescimento económico é também fundamental para o futuro do sector financeiro”.

Mesmo assim, acrescenta Carlos César, "penso que ainda existe uma maior margem entre o cálculo do risco e a disponibilidade desse sector financeiro". 
Carlos César falava esta tarde aos jornalistas no Palácio de Santa´Ana, após ter recebido em audiência o Presidente da Comissão Executiva do Banif, Duarte Almeida, e o Presidente cessante da Comissão Executiva e actual Presidente da Holding do Banif, Marques dos Santos.

O Presidente do Governo lembrou que “existe uma dificuldade de liquidez no sector financeiro em geral e que essa dificuldade se repercute também nas suas capacidades disponíveis para financiamento das famílias e das empresas. E o que se passa em Portugal passa-se também na maioria dos países europeus. E o que se passa em Portugal passa-se também na Região Autónoma dos Açores e na actividade das instituições bancárias na nossa Região”.

"Todavia", prosseguiu Carlos César, “o Banif é uma instituição que tem uma posição muito marcante no mercado na Região, que tem dado uma resposta interessante e positiva, por exemplo envolvendo-se nas linhas de crédito que foram lançadas pelo Governo Regional, de apoio às empresas, de reestruturação da dívida, de fundos de maneio, da linha Açores Invest, tendo desempenhado uma função muitíssimo relevante nesses âmbitos, e tem sido ainda uma instituição muito colaborante do ponto de vista da contratualidade que as instituições financeiras não podem deixar de ter com as instituições políticas no acompanhamento e na dinamização da actividade económica e da estabilização social”.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos