Economia

325 milhões de euros financiam Plano Regional de Emprego

  • 26 de Outubro de 2010
  • 225 Visualizações, Última Leitura a 21 Setembro 2017 às 14:05
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Foi publicado ontem, em Jornal Oficial, o financiamento do Plano Regional de Emprego para os Açores, no período de 2010-2015.

O financiamento deste programa ronda os 325 milhões de euros, com 188 milhões de euros do Pro-Emprego e as restantes verbas asseguradas pelo orçamento do Fundo Regional de Emprego, com 65 milhões de euros, da Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, com 30 milhões e da Direcção Regional da Educação e Formação, com 15 milhões.

A Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade e Pro-Convergência irá financiar em 20 milhões e a Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, com sete milhões de euros, informa o Governo Regional.

O plano regional de emprego irá contemplar, de imediato, "um pacote de medidas de carácter temporário e excepcional de modo a reforçar a capacitação das organizações e das pessoas para fazer face à sua maior fragilização face a este contexto".

A tutela pretende ainda, no biénio 2010-2011, abranger mais de três mil desempregados “reduzindo assim fortemente o número de desempregados sem recursos financeiros e sem qualificação, de modo a ter outro panorama na altura da retoma económica”, estando previsto pelo Executivo colocar um número de "desempregados em acções de qualificação profissional, de preferência de dupla certificação (profissional e académica) bem como alguns desempregados em programas ocupacionais”, lê-se em nota de imprensa.

Com o desenvolvimento deste plano, a tutela pretende que os Serviços Públicos de Emprego “possam dar resposta em 100 dias aos desempregados inscritos” e "criar as condições de implementação de uma vigilância estratégica nas questões ligadas ao emprego e à qualificação profissional, em particular nas informações necessárias a ter em conta para o controlo do trabalho ilegal e do trabalho precário”.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos