Economia

Obesidade afeta 10% de crianças no 5º ano

  • 26 de Outubro de 2010
  • 139 Visualizações, Última Leitura a 18 Agosto 2017 às 21:55
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, em parceria com a secretaria regional da Saúde e com a Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, desenvolveu um conceito de "Tentações Saudáveis", apresentado na última edição da Expo Terceira, na Praia da Vitória.

O objetivo da iniciativa foi promover a preferência por pratos saudáveis, não só entre a população em geral, como entre os empresários do ramo da restauração.

Durante a apresentação do conceito, o Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia, salientou a importância de mudar mentalidades, mas lembrou que se trata de um processo moroso.

Essa ação começa pelos mais novos, por isso, o responsável pela tutela, reforçou o trabalho desenvolvido no Plano Regional de Saúde Escolar.

Dados divulgados ao DI, à margem da apresentação do conceito "Tentações Saudáveis", na Praia da Vitória, apontam para que a obesidade atinja 10% dos alunos do 5º ano de escolaridade.

Segundo Miguel Correia, o rastreio da obesidade infantil realizado pela secretaria apenas aos alunos do 5º ano identificou ainda 20% de crianças com peso a mais.

O Secretário Regional da Saúde adiantou que as centenas de crianças identificadas vão ser agora encaminhadas para nutricionistas.

Miguel Correia garante que os números não estão longe dos dados nacionais, mas defende ainda assim que é preciso reverter a situação.

"Não nos interessa estar dentro da média nacional. Temos é que resolver  aqueles problemas, porque aquelas crianças vão ter no futuro outros problemas de saúde", salientou.

Segundo o secretário, uma alimentação saudável previne doenças, o que consequentemente diminuiu gastos no Serviço Regional de Saúde.

"Temos de agir é na prevenção, para que elas sejam mais saudáveis e tenham no futuro menos probabilidade de virem a ter diabetes, menos probabilidade de virem a ter doenças cardiovasculares, menos probabilidades de vir a ter cancro...", reforçou.

Miguel Correia defendeu na Expo Terceira que a mudança passa também pelas ementas restaurantes da Região.

Para apelar à confeção de pratos saudáveis, a Secretaria Regional está pronta a certificar os restaurantes logótipos de "Tentações Saudáveis". Miguel Correia garante que já existem restaurantes na Região aptos a receber a certificação.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos