Economia

Açores apontam para Polónia e República Checa

  • 12 de Outubro de 2010
  • 256 Visualizações, Última Leitura a 19 Novembro 2017 às 10:25
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os Açores estão interessados em captar os mercados turísticos da República Checa e da Polónia.

A intenção está expressa na anteproposta de Plano Anual Regional para 2011.

No documento está escrito que "com o intuito de diversificar e aumentar a procura turística, continuar-se-á a estudar novos mercados que demonstram já algum interesse pelos Açores, nomeadamente a Polónia e a República Checa".

Não foi possível obter mais informação da secretaria regional da Economia.

Em declarações a DI, o presidente do Observatório Regional do Turismo, Carlos Santos, sustenta que esta pode ser uma boa aposta a médio prazo, como forma de diversificar os mercados emissores, mas que a curto prazo a atenção deve ser colocada em consolidar mercados como a Alemanha e a Áustria.

"Estes mercados têm a mesma moeda que nós e são muito importantes em termos do número de turistas que saem todos os anos em viagens de férias. Além disso, são turistas que têm gastos elevados", especifica.

Quanto à República Checa e à Polónia, Carlos Santos considera que há um maior risco associado, visto que não utilizam o Euro. "Podem existir flutuações cambiais que retirem a nossa competitividade".

Aliás, a competição pelos turistas checos e polacos mora mesmo ao lado. Os principais destinos escolhidos pelos turistas dos dois países são a antiga Alemanha de Leste e a Europa Ocidental.

"São grandes destinos de férias para estes turistas porque se podem deslocar para lá de automóvel, o que é muito mais barato".

Indicadores positivos são o crescimento da economia checa e o aumento de viagens feitas por turistas polacos ao exterior, 6,9 milhões em 2009. Estima-se que esse número seja de 7,6 milhões em 2013.

Há também a possibilidade de trabalhar de forma complementar com os dois destinos, visto que muitos turistas polacos costumam passar primeiro pela República Checa quando se deslocam em férias.

Ainda na anteproposta de Plano está estabelecido que será desenvolvida uma campanha de publicidade de grande dimensão, com "cinco mercados, num total de oito países, nomeadamente Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Portugal continental".

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos