Economia

Região presente em eventos internacionais

  • 12 de Outubro de 2010
  • 228 Visualizações, Última Leitura a 22 Agosto 2017 às 03:26
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Região esteve representada em dois eventos científicos internacionais dedicados à temática dos geoparques e do geoturismo. O Arquipélago esteve presente na 9ª Conferência Europeia de Geoparques (EGC), de decorreu entre 1 e 6 de Outubro na Ilha de Lesvos, na Grécia e vai estar presente na Conferência Internacional sobre Património Geológico e Geoturismo (ICGG), que decorre em Lisboa, entre 14 e 15 de Outubro próximo.

Na Grécia, foi apresentado um trabalho, por João Carlos Nunes, sobre os principais geossítios que integrarão o futuro Geoparque Açores, incluindo a sua inventariação e caracterização, relevância científica e vulnerabilidades associadas, em especial na perspectiva do seu uso e valorização no contexto do geoturismo. Neste evento estiveram presentes 350 participantes, de todo o mundo, associados a geoparques europeus, da China e do Japão.

Em Lisboa, serão apresentados publicamente durante o decorrer dos trabalhos sobre Património Geológico e Turismo as propostas que visam dar coerência e dinamizar acções, incluindo de carácter promocional, relativas ao Turismo de Natureza, em geral, e ao Geoturismo em particular.

Destas propostas destacam-se a importância que as paisagens vulcânicas, o principal ex-libris turístico da Região, assumem no contexto do desenvolvimento turístico dos Açores, que deve ser integrado e complementado com outros (geo)produtos do Turismo da Natureza, como é o caso dos percursos pedestres, dos miradouros dos Açores, das cavidades vulcânicas, do termalismo e, ainda, das diversas infra-estruturas ambientais e científicas existentes em todas as ilhas do Arquipélago.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos