Economia

Políticas regionais em discussão na Europa

  • 6 de Outubro de 2010
  • 277 Visualizações, Última Leitura a 17 Dezembro 2017 às 19:22
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O secretário regional da Presidência, André Bradford, referiu ontem que o "principal desafio da futura política regional da União Europeia (UE) é o de potenciar as mais valias de cada uma das suas regiões".

O governante, que falava para uma plateia de decisores políticos e funcionários da instituições no âmbito da Conferência “Grow smart! Focusing European Regional Policy on future well-being”, referiu ainda que a politica regional da UE deve "criar condições de igualdade na partilha dos valores identitários da União e garantir a coesão territorial e social de todo o espaço comunitário, com respeito pelas diferentes realidades regionais”.

No entender de André Bradford, "só percebendo que o crescimento económico é diferente se nos encontrarmos em Bruxelas, em Paris ou nos Açores é que a política regional 2020 poderá verdadeiramente potenciar um crescimento coerente e solidário", que expôs o caso da construção do Centro de Interpretação dos Capelinhos como exemplo dos investimentos feitos no Arquipélago, "com comparticipação comunitária, e que criam mais valias do ponto de vista da preservação da história, dinamização científica e atractividade turística", lê-se em nota de imprensa.

O governante aludiu ainda ao facto dessa aposta do Governo Regional se inserir numa estratégia mais vasta de preservação do património natural dos Açores e do fomento e dinamização do conhecimento científico sobre os mesmos como factores potenciadores do seu desenvolvimento.

Refira-se que o Governo Regional está a participar na Semana Europeia das Regiões e Cidades, subordinada ao tema: “Objectivo 2020: Competitividade, cooperação e coesão para todas as regiões” integra um vasto conjunto de reuniões, seminários e workshops sobre as mais variadas temáticas, onde as regiões e cidades têm a oportunidade de discutir a agenda “EU2020”, a revisão do orçamento europeu e o futuro da política de coesão para o período pós-2013.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos