Economia

Parlamento aprecia petição sobre a SATA

  • 21 de Setembro de 2010
  • 146 Visualizações, Última Leitura a 21 Agosto 2017 às 17:44
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O parlamento açoriano vai debater, esta semana, uma petição popular contra a concentração da frota da SATA-Air Açores em São Miguel.

Tendo com primeiro subscritor, Luís Bretão, funcionário aposentado da SATA, a petição remetida à Assembleia Legislativa, em abril deste ano, refere que com a concentração da frota da transportadora aérea regional em São Miguel fica em causa a eficácia do serviço público.

Os peticionários alegam que a SATA pode estacionar na Terceira um avião DASH-Q 200 tal como aconteceu com o Dornier até ao final do ano passado.

Alegam também que existem condições para a realização da manutenção de linha de aeronaves nas Lajes e se um dos dois DASH-Q está estacionado na Madeira para assegurar as ligações com o Porto Santo ou outro avião da frota da SATA poderia estar na Terceira.

De acordo com os subscritores da petição, a pernoita de um DASH-Q 200 na Terceira pode minimizar os efeitos da inoperacionalidade da frota da SATA devido às condições meteorológicas adversas em São Miguel.

A comissão parlamentar que apreciou a petição ouviu o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, que considerou que não se pode comparar o Dornier com o DASH Q-200 nem a função que ambas as aeronaves na frota da SATA.

Vasco Cordeiro referiu que a concentração de toda a frota da SATA-Air Açores a operar na Região em São Miguel teve em conta "optimizar ao máximo a operacionalidade e a gestão da empresa" e assegurou que as estatísticas de cancelamentos de voos na Terceira e São Miguel não sofreram grandes alterações depois da renovação da frota da SATA.

O relatório da comissão parlamentar, aprovado com os votos da maioria do PS, conclui que a pernoita de uma aeronave na Terceira "não contribui para um melhor e mais eficiente serviço público de transportes de passageiros inter-ilhas".

 

Novos institutos

Durante a sessão parlamentar de setembro, o parlamento açoriano vai também apreciar um diploma que cria dois novos institutos para assegurar a gestão da segurança social nos Açores.

Os deputados vão apreciar ainda uma proposta de diploma do PSD sobre o auto-abastecimento e a proposta de orçamento do parlamento açoriano para 2011.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos