Economia

Portugal cai três posições na lista dos mais competitivos

  • 9 de Setembro de 2010
  • 233 Visualizações, Última Leitura a 22 Agosto 2017 às 01:37
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Entre 139 economias, Portugal está na 46ª posição do Índice Global de Competitividade (IGC) do Fórum Económico Mundial.

Nos dois últimos relatórios (2008-2009 e 2009-2010), Portugal surgia na 43ª posição.

Elaborado por um grupo de sete economistas, coordenados pelo espanhol Xavier Sala-i-Martin, o IGC mede, numa escala de 0 a 7 pontos um total de 12 factores de competitividade, entre os quais as infra-estruturas, o ambiente de negócios, o mercado laboral, o mercado financeiro, a saúde e educação primária e a inovação.

É igualmente analisada a eficiência do mercado de bens, a formação e educação superior, a dimensão do mercado e a utilização de tecnologia.

O top 10 da lista, liderada pela Suíça, permaneceu igual ao ano passado, apesar de algumas modificações no ranking entre os países.

Em segundo lugar surge a Suécia, seguida da Singapura, EUA, Alemanha, Japão, Finlândia, Holanda, Dinamarca e Canadá.

De acordo com o relatório, os factores mais problemáticos para realizar negócios em Portugal prendem-se com a ineficiência ao nível da burocracia governamental, a rigidez da legislação laboral e a instabilidade política.

Os impostos, o acesso ao financiamento, a legislação fiscal e a baixa formação dos trabalhadores são aspectos igualmente problemáticos apontados pelo Fórum Mundial a Portugal.

Entre as quedas, destaque para Espanha e Grécia, que cederam nove e seis posições, respectivamente, situando-se nas posições 42 e 40.

No final da lista estão o Chade, Angola e o Burundi.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos