Economia

Câmara do Comércio de Angra quer inspeção de veículos aberta a concessionários

  • 12 de Agosto de 2010
  • 234 Visualizações, Última Leitura a 19 Agosto 2017 às 03:37
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) defende o alargamento da atividade de inspeção periódica de automóveis a todas as empresas concessionárias interessadas neste negócio no arquipélago, depois de devidamente certificadas para o efeito.

A CCAH avança estar neste momento a preparar um documento para entregar ao Governo Regional que defende exatamente esta medida.

O presidente da CCAH, Sandro Paim, questionado por DI quanto a várias queixas que chegaram a este jornal em relação à demora de realização de inspeções na estrutura existente no Cabo da Praia, afirma que esta solução permitiria o abaixamento de preços, inspeções realizadas a tempo e horas e uma situação de concorrência, para além de beneficiar os concessionários numa altura de crise.

“Tivemos recentemente mais uma sessão da iniciativa ‘Pequeno Almoço de Negócios’, onde contámos com a presença do secretário-geral da ACAP (Associação Automóvel De Portugal), que já veio defender também esta medida”, recordou, acrescentando ter há vários anos perceção dos constrangimentos vividos, sobretudo pelos empresários do setor automóvel da ilha, em relação à realização de inspeções.

Uma solução que tem vindo a ser preconizada e que faria parte, inclusive, do contrato de concessão para a realização de inspeções a veículos pela empresa “ControlAuto” na Terceira era a construção de uma segunda estrutura em Angra do Heroísmo, projeto que está há anos a ser adiado.

A existência deste projeto foi confirmada a DI pela Direção de Viação, mas não foi possível, até ao desta edição, obter esclarecimentos por parte da “ControlAuto”.

Em relação a esta matéria o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo defende que se deve estar um passo à frente e insistir no alargamento da atividade aos concessionários interessados, com as vantagens já mencionadas da maior concorrência.

Segundo Sandro Paim, atualmente os concessionários têm os mesmos conhecimentos e equipamentos disponíveis na estrutura aberta no parque industrial do Cabo da Praia.

De acordo com informações que chegam a este jornal os serviços de Inspeção de Veículos na Praia da Vitória estão recorrentemente a braços com demasiados pedidos, o que até já terá levado à não realização das inspeções em tempo útil.

Outra queixa é a atual marcação de inspeções sem hora exata, obrigando os cidadãos, por vezes, a longas esperas pela sua vez.

Atrasos e demoras na Inspeção de veículos - Direcção de Viação acredita que constrangimentos são pontuais

A Direção de Serviços de Viação e Transportes Terrestres de Angra adianta não ter conhecimento de constrangimentos atuais no serviço de Inspeção de Veiculos disponível no Cabo da Praia, pela empresa ContrAuto, avançando poder tratar-se de uma “situação pontual”.

De acordo com o responsável,  Almeida Nunes, “não é normal acontecerem constrangimentos”, embora em alguns períodos do ano isso suceda.

Quanto à necessidade de abertura de uma segunda estrutura em Angra do Heroísmo que descongestionasse este serviço, Almeida Nunes avança que a empresa a que foi concessionado o negócio tem um projeto nesse sentido, mas afirma não conhecer o ponto da situação, remetendo mais esclarecimentos para a empresa em questão.

DI contactou a sede da “ControlAuto”no Continente, que transferiu esclarecimentos para a “Control Auto Açores”, no Cabo da Praia. Até ao final do dia de ontem não foi possível entrar em contato com a empresa na ilha.

Declaração

Já quanto ao facto de já terem existido veiculos que não conseguiram realizar as respetivas inspeções em tempo útil e à possibilidade de, neste casos, ser passada uma declaração que especifique que o automóvel se encontra nessa situação, mantendo a possibilidade deste circular até à referida inspeção, Almeida Nunes avançou que não está previsto nenhum mecanismo nesse sentido.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos