Economia

Governo declara guerra ao coelho em São Jorge

  • 12 de Agosto de 2010
  • 239 Visualizações, Última Leitura a 21 Novembro 2017 às 15:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo Regional chama-lhe “correcções de densidade” populacional do coelho o que na prática significa a autorização para a total abertura da caça àquela espécie que constitui uma praga em algumas ilhas, como é o caso de São Jorge.

O Executivo açoriano está também a preparar legislação para licenciamento e comercialização de espécies cinegéticas visando a intensificação da caça ao coelho bravo.

Segundo anunciou ontem o Governo, a iniciativa decorre em paralelo com acções desenvolvidas por agricultores, associações e autarquias destinadas a corrigir a densidade da espécie.

São Jorge, no Grupo Central do arquipélago açoriano, é precisamente a ilha em que o coelho bravo mais danos tem provocado à agricultura, registando alguns lavradores, citados num requerimento do grupo parlamentar do CDS/PP, prejuízos em 50 por cento dos seus terrenos.

De acordo com o Governo Regional, a ausência de “grande pressão” sobre a espécie deriva do facto de “não haver grande tradição de caça” na ilha.

Para favorecer a caça ao coelho bravo em São Jorge o Executivo açoriano resolveu manter em 2010/2011 o levantamento do limite de peças a caçar por dia e por caçador entre o nascer e o por do sol.

O Governo Regional decidiu igualmente autorizar “correcções de densidade” propostas pelos agricultores e a realizar com recurso a caçadores locais ou do exterior (das outras ilhas do arquipélago onde a caça está sujeita a limitações).

Até ao final de Julho último foram apresentados 45 pedidos com esse objectivo, dos quais resultaram na mobilização de 42 caçadores (15 locais e 27 de fora da ilha) e o abate de cerca de 5 100 coelhos.

O Açoriano Oriental contactou ontem a Associação de Agricultores de São Jorge, contudo, o presidente Leonel Ramos recusou prestar declarações à comunicação social sobre as medidas agora anunciadas.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos