Economia

Região ainda segue lógica colonial de produção

  • 10 de Agosto de 2010
  • 220 Visualizações, Última Leitura a 24 Setembro 2017 às 21:16
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

As explicações para as dificuldades atuais do setor do leite e dos laticínios nos Açores remontam aos tempos de império e colonialismo.

De acordo com Artur Machado, especialista em genética e engenharia agrícola da Universidade dos Açores, a Região foi destinada à produção de leite para posterior consumo em Portugal continental e nas colónias.

“Toda essa produção estava canalizada para ir abastecendo mercados de um Portugal que naquela altura era muito maior do que é hoje” diz e adianta que “enquanto não havia produção de leite nas outras regiões para abastecer as colónias, tínhamos nós de mandar para lá”.

O especialista defende que as ilhas nunca conseguiram ultrapassar esta lógica colonial e, por isso, apostam tudo na produção de leite e pouco nos laticínios de qualidade.

“Houve um aumento enorme na produção de leite e não houve o mesmo aumento na qualidade da transformação”, frisa.

Neste sentido, Artur Machado adianta ainda que “a política agrícola dos Açores foi de reação e não houve um planeamento claro daquilo que nós queremos”.

Para o especialista da UAç, os Açores têm unicamente “vindo a reagir a um conjunto de situações”.

A região tem, assim, apostado tudo no leite para as colónias que já não existem e pouco nos produtos que podem impor a Região no mercado.
O queijo produzido no arquipélago é um dos exemplos avançados por Artur Machado.

“Quais são os queijos dos Açores que se afirmam no mercado?” questiona e adianta que “os queijos afirmam-se mais internamente do que lá fora.

Neste sentido, o especialista em genética e engenharia agrícola acredita que a Região ainda está presa à lógica colonial e tem sido incapaz de se renovar.

Assim, Artur Machado aponta uma diversidade de situações que trariam ao arquipélago a possibilidade de se afirmar no mercado, “Queijos de alta qualidade, investir maior percentagem de leite para a produção desse tipo de queijo, saber a quantidade de produtos dietéticos, e aproveitamento do soro, já que há uma grande quantidade de produtos que podem ser obtidos a partir do soro”, conclui.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos