Economia

EDA aposta nas eólicas antes da geotermia na Terceira

  • 27 de Julho de 2010
  • 254 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2017 às 10:55
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Electricidade dos Açores (EDA) deverá duplicar a capacidade de produção eólica na Terceira até 2012.

O presidente a EDA, Roberto Amaral, disse ontem ao DI que ainda este ano deverá ser lançado o concurso público para a aquisição do equipamento necessário para a produção de mais 4,5 MW de energia eólica na Serra do Cume.

Em 2008, foi inaugurado o Parque Eólico da Serra do Cume, que tem uma potência de 4,5 MW e custou cerca de cinco milhões de euros.

A produção anual do parque é de 10 GWh o que corresponde a cinco por cento das necessidades de energia da Terceira.

Com o investimento previsto para os próximos dois anos, mais de 10 por cento da energia produzida na Terceira será eólica.

Segundo Roberto Amaral, o investimento da EDA da duplicação da capacidade de produção der energia eólica na Serra do Cume não significa que o projeto geotérmico da Terceira não correspondeu às expectativas.

“Continuamos a acreditar que é possível atingir o objetivo de produzir 10 MW de energia através da geotermia”, afirmou.

Nesse sentido, assegurou que a EDA vai avançar com uma central para produzir três MW com os furos que já foram realizados e que o objetivo a conseguir no futuro assegurar os restantes sete MW que ficam em falta para que se possa atingir os dez que foram inicialmente previstos.

O Governo Regional fixou como meta a produção de 70 por cento de energia nos Açores até 2018 com o recurso a fontes renováveis.
A EDA estabeleceu como meta no seu plano atingir os 50 por cento até 2014.

No entanto, Roberto Amaral considera que a empresa tem condições para cumprir o objetivo de produzir 75 por cento de energia em 2018 com o recurso às renováveis.

A ilha das Flores é que dispõe de maiores recursos no que se refere às energias renováveis com uma produção de cerca de 70 por cento das necessidades.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos