Economia

Açores produziram mais resíduos para reciclagem que o Continente

  • 22 de Julho de 2010
  • 244 Visualizações, Última Leitura a 24 Novembro 2017 às 05:44
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os Açores produziram, em 2009, per capita, mais 11 quilos de resíduos tendo como destino final a reciclagem do que o continente, segundo o relatório do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR), apresentado ontem no Jardim Botânico da Ilha do Faial.
 
De acordo com Frederico Cardigos, Director Regional do Ambiente, o relatório agora tornado público aponta para resultados “extraordinariamente interessantes” naquilo que diz respeito, por exemplo, à reciclagem de resíduos no arquipélago, acrescentando que o Governo Regional está “ entusiasmado” com o SRIR

Adiantou ainda que, através do SRIR, é também possível verificar que em outras tipologias, como sejam os óleos minerais usados, os Açores estão igualmente “acima daquilo que seria a meta expectável” para a Região, o mesmo se podendo dizer relativamente aos pneus usados e aos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos.

Frederico Cardigos admitiu, contudo, que “não estamos bem” no caso da recolha de pilhas e acumuladores, adiantando que, identificado que está “este ponto fraco”, vamos agora “implementar os instrumentos necessários para que ele se torne um ponto forte ao nível da gestão de resíduos no arquipélago”.

Conforme referiu, todos os resultados agora obtido com este primeiro relatório “fortalecem a pertinência das acções” previstas no Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRA), pelo que é intenção do Governo “continuar entusiasticamente, e agora com empenho acrescido, a fazer a estruturação dos centros de resíduos do arquipélago, tendo como base final a valorização energética nas ilhas Terceira e S. Miguel”.

Criado em finais do ano passado, o SRIR é uma ferramenta estratégica para a gestão regional da informação no âmbito do planeamento, licenciamento, gestão, monitorização e regulação em matéria de resíduos.

Com a implementação deste sistema, no qual estão presentemente inscritos 814 utilizadores, entre empresas e estabelecimentos com actividade no arquipélago, o Governo pretende reunir toda a informação relativa à produção e gestão de resíduos nos Açores, bem como das entidades que operam no sector, substituindo na Região o equivalente nacional (SIRER/SIRAPA).

Em 2009, foram produzidos nos Açores 141.730 toneladas de resíduos urbanos, dos quais 83.286 toneladas nas ilhas do Grupo Oriental. A termos de capitação, a média regional anual é aproximadamente de 594 quilos, com os valores máximos a ocorrerem no Faial (640 quilos) e em S. Miguel (628 quilos) e os mais baixos no Pico (363 quilos) e na Graciosa (378 quilos).

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos