Economia

Potenciar a economia da Macaronésia

  • 9 de Julho de 2010
  • 200 Visualizações, Última Leitura a 21 Agosto 2017 às 00:48
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Berta Cabral revelou ontem que os autarcas de Ponta Delgada e da Praia, de Cabo Verde, estão apostados num união de esforços entre as regiões da Macaronésia no sentido de se criar uma economia de escala ao nível de sectores como o turismo.

Isso mesmo foi ontem revelado ontem pela presidente da autarquia de Ponta Delgada, tendo a mesma defendido que há que "aproveitar os fundos comunitários disponíveis neste âmbito para potenciar as nossas mais-valias".

Berta Cabral afirmou que o próximo passo das relações instituições com Cabo Verde será o de desenvolver as relações económicas entre os dois territórios, acrescentando que “que podemos canalizar para os Açores através de Cabo Verde, criando, por exemplo, circuitos atlânticos que poderão ser uma mais-valia para as potencialidades turísticas de cada Região”.

A autarca enfatizou ainda a importância em estabelecer intercâmbios com jovens de Cabo Verde nas escolas profissionais dos Açores, proporcionando "a estes jovens as saídas que existem em áreas como as novas tecnologias".

O presidente da Câmara da Praia, José Ulisses Correia e Silva afina pelo mesmo diapasão e entende que esta cooperação deve estabelecer-se ao nível empresarial e convidou mesmo os agentes económicos açorianos a visitarem a capital de Cabo Verde de forma a "que se proporcionem relações comerciais definidas entre as duas cidades".

O autarca cabo-verdiano entende que as geminações entre territórios devem ultrapassar a fase das relações políticas, entre responsáveis institucionais, e estenderem-se às populações.

Neste sentido, defendeu intercâmbios entre as universidades dos Açores e da Praia, por exemplo, no período de férias, para que professores e alunos possam adquirir mais conhecimentos dos pontos que unem as regiões.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos