Economia

"Mais investimento e mais cedo na juventude"

  • 22 de Junho de 2010
  • 240 Visualizações, Última Leitura a 22 Agosto 2017 às 01:37
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente do Governo Regional, Carlos César, preconiza mais investimento e mais cedo na juventude, de olhos postos no empreendedorismo e na criação de auto-emprego.

As suas palavras foram expressas no decorrer da sessão de inauguração da Academia de Juventude da ilha Terceira, domingo passado, na Praia da Vitória.

É importante uma mobilização de esforços com o objectivo de investir mais e mais cedo na juventude açoriana. A declaração é de Carlos César, presidente do Governo Regional, e foi proferida domingo, na Praia da Vitória, no âmbito da inauguração oficial da Academia de Juventude da Ilha Terceira (AJIT), uma infra-estrutura que o executivo apoia ao financiar o seu equipamento como estúdios de gravação de vídeo e áudio, salas de ensaios para música e artes performativas, galerias de exposições e, ainda, postos de internet e de atendimento e informação juvenil.

“É importante que todos nos mobilizemos, como aqui aconteceu, para investirmos melhor e mais cedo nos nossos jovens, no sentido de promover o seu crescimento e integração sustentados, o seu estilo de vida mais saudável, a sua educação, a sua formação, a sua criatividade, o seu empreendedorismo”, afirmou o chefe do executivo, sublinhando que “os jovens poderão ser forças motrizes do desenvolvimento regional”.

Considerando que, apesar de os Açores, como o resto do país, estarem a viver uma época de maiores dificuldades, provocadas pela crise internacional, há “mais jovens a liderar empresas, mais empresas lideradas por jovens, mais jovens com formação nas áreas das indústrias criativas, mais jovens a criar auto-emprego, mais jovens empreendedores, mais jovens investigadores e mais jovens inseridos em projectos que criam valor e riqueza na nossa região”, frisou.

Carlos César acrescentou ainda que, tendo em conta as expectativas e as carências dos jovens em áreas como a da continuidade da sua formação, a do emprego, a da habitação e outras, “importa responder a essas necessidades com uma atitude informativa e com uma capacidade acrescida de comunicação com os nossos jovens.”

Para esse efeito, acentuou, poderão desempenhar um papel fulcral instituições com as valências e a qualidade de equipamentos da AJIT.

“Nós estimamos que os jovens que por aqui passarão possam experimentar, testar ideias, valorizar, estar aqui com uma lógica permanente de iniciativa”, concluiu.

“Rentabilizar”

Já o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), Roberto Monteiro, afirmou que rentabilização económica e financeira é a palavra de ordem na AJIT.

“Rentabilizar a Academia significa continuar a estabelecer parcerias com entidades que garantam a acreditação e o reconhecimento formal de todos os projectos e programas formativos que aqui forem ministrados; significa também optimizar a utilização, das diversas infra-estruturas, fomentando o enriquecimento artístico e o aumento quantitativo e qualitativo da produção local; e significa ainda encontrar as vias e as parcerias adequadas que garantam a sua viabilidade económica – financeira”, explicou.

Para o autarca, o sucesso deste investimento dependerá em muito da iniciativa dos jovens terceirenses, mais do que do sector financeiro regional, sendo essencial que os nossos artistas, e que os jovens criem uma relação intimista com a instituição ao ponto de a poderem sentir como verdadeiramente sua”, desafiou.

Potencial tecnológico

O edifício recentemente inaugurado disponibiliza um estúdio de gravação de vídeo, um estúdio de gravação de áudio, sala de reuniões pública com vídeo-conferência, galerias de exposições digitais e analógicas, um palco amovível e polivalente, com capacidade para 60 ou 240 pessoas, salas de ensaios para música e artes performativas, uma galeria para artes plásticas (que contará com o apoio da Academia das Artes de Toronto, parceira na oferta formativa da Academia ao nível da pintura e da escultura), um posto de acesso à Internet e um bar e cozinha de apoio.

Nas instalações vão ainda funcionar o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta na Praia da Vitória e um Posto de Atendimento e Informação Juvenil, que será gerido pela Direcção Regional da Juventude (DRJ). Neste espaço serão desenvolvidas acções de formação e apoio aos jovens sobre estágios profissionais, apoio psicológico ou prevenção contra a toxicodependência.

A AJIT aposta particularmente nos meios tecnológicos como suporte da expressão artística e procurará potenciar a formação nesta vertente através da celebração de parcerias locais, regionais e nacionais.

Trata-se de um investimento que ascende a 6 milhões de euros, assumidos pela CMPV (5 milhões de euros) e pelo Governo Regional (1 milhão de euros).

Mais desafios

Paralelamente, a CMPV assinalou o 29º aniversário da elevação da Praia da Vitória a Cidade.

Na sua intervenção a propósito da data festiva, o presidente da autarquia realçou e pormenorizou os desafios e as oportunidades que, actualmente, se colocam ao concelho, no âmbito do seu desenvolvimento sustentável.

“Apresentam-se três desafios e oportunidades a este concelho: a criação de novos pólos geradores de dinâmica populacional e de emprego; a revitalização do Núcleo Histórico da Cidade; e a potenciação de contrapartidas realistas e reforço de iniciativas de cooperação”, resumiu Roberto Monteiro. “O primeiro desafio pode ser vencido com a concretização de cinco projectos: a Plataforma Logística no Porto Comercial, que garanta bons níveis de serviço e redução de custos no transporte marítimo de mercadorias; áreas atractivas para localização empresarial, em particular os Parques Industriais e Empresariais da Boavista e das Lajes; a nova Escola Profissional, que reforçará a aposta na valorização de competências dos jovens e na requalificação do emprego, além da nova orientação para a formação nas áreas de negócios e do empreendorismo; a instalação no concelho de novos serviços públicos regionais, que potenciam investimentos, geram dinâmica populacional e emprego – a Praia merece aceder a esta tipologia de estruturas –; e finalmente, a operacionalização do Plano de Urbanização e expansão da cidade”, especificou.

Roberto Monteiro explicou ainda que a revitalização do Núcleo Histórico da cidade engloba a deslocalização dos serviços camarários para a Praça Francisco Ornelas da Câmara, o Plano de Mobilidade da cidade (que regulará e facilitará as acessibilidades, o trânsito e os estacionamentos), a revitalização do comércio tradicional (a decorrer em parceria com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo) e pela construção (em curso) do parque de estacionamento urbano.

“Na perspectiva de potenciarmos contrapartidas realistas, visamos a criação do Museu da Aeronáutica, o abastecimento de água à Base das Lajes e a resolução de problemas habitacionais nos bairros periféricos à mesma”, explicitou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória. “O aproveitamento destas oportunidades e o enfoque nos desafios enumerados, são a grande prioridade da nossa gestão municipal. O desenvolvimento sustentável do concelho dependerá de conseguirmos gerar dinâmica populacional e emprego”, garantiu.

Homenageados

A autarquia praiense reconheceu e distinguiu colectividades ou personalidades que por qualquer motivo se destacaram na prestação de serviços meritórios nas mais diversas áreas.

Assim, na cerimónia do 29º aniversário de elevação da Praia da Vitória a cidade, a autarquia homenageou Isidro Sousa Meneses; João Oliveira Botelho, a título póstumo; e o Padre José Simões Borges, todos com a medalha de Mérito Municipal.

Já a medalha de Mérito Municipal/Valor Cultural foi entregue à Sociedade Musical União das Fontinhas; e a João Maria Ornelas do Rego; bem como ao Padre José Machado Barcelos, a título póstumo; José Roberto Borges Mendes; e à Filarmónica de Santa Barbara da Fonte do Bastardo.

Com a medalha de Bons Serviços Municipais, a autarquia agraciou Bruno Espínola, bombeiro; e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos