Economia

Patrão Neves defende medidas compensatórias para as RUP

  • 17 de Junho de 2010
  • 234 Visualizações, Última Leitura a 26 Setembro 2017 às 07:29
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves reuniu ontem com os demais deputados das Regiões Ultraperiféricas (RUP) com o comissário Karel De Gucht.

A reunião vem a pedido dos deputados das RUP que pediram medidas compensatórias a propósito do recente acordo comercial entre a União Europeia e a Colômbia e o Peru.

Segundo Patrão Neves esse acordo comercial "abre, praticamente sem restrições, o mercado europeu vários produtos agrícolas provenientes da Colômbia e do Peru - nomeadamente a banana, o açúcar e o rum - hoje são estes, amanhã outros de maior impacto nos Açores - todos eles chave na economia e emprego local das RUPs portuguesas, espanholas e francesas".

A eurodeputada social-democrata insistiu na necessidade "avaliar o impacto real nas RUP dos acordos celebrados com países terceiros, a fim das medidas de compensação possam ser tomadas atempadamente".

Patrão Neves defendeu "a urgência de apreciações transversais dos problemas das RUP, uma vez que estes envolvem os pelouros de vários comissários e as respectivas direcções-gerais", sublinhando que a União Europeia deve "estabelecer procedimentos padrão para a celebração de acordos que envolvam produtos de que as RUP dependam".

Foi anunciado no final da reunião por parte do Comissário da intenção de criar um grupo de trabalho multidisciplinar com os Comissários do Desenvolvimento Regional, Agricultura e Mercado Interno e os eurodeputados RUP, tendo como objectivo gerar um movimento de concertação e coordenação transversal e inter-serviços, entre os vários funcionários das várias direcções gerais.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos