Economia

Custo do trabalho aumentou no arquipélago dos Açores

  • 18 de Maio de 2010
  • 265 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 05:18
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O arquipélago é uma das regiões do país onde o custo médio do trabalho aumentou no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009, segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Na Madeira, o índice de custo do trabalho (indicador que mede a evolução do custo médio do trabalho por hora efectivamente trabalhada, ou seja, o custo médio horário), aumentou 2,6 por cento; no Algarve aumentou 0,6 por cento; e nos Açores aumentou 0,5 por cento.

“Na Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, Algarve, Centro e Alentejo, o aumento homólogo do índice de custo do trabalho deveu-se a um acréscimo dos custos médios do trabalho maior do que o acréscimo do número de horas efectivamente trabalhadas”, argumenta o INE no relatório divulgado na última sexta feira.

Segundo o INE, o custo médio do trabalho no país, corrigido dos dias úteis e excluindo a administração pública, aumentou 0,3 por cento no primeiro trimestre deste ano, comparativamente com o primeiro trimestre do ano passado.

Para este aumento contribuiu o acréscimo quer dos custos médios do trabalho (1,9 por cento) quer do número de horas efectivamente trabalhadas (1,5 por cento), refere o INE.

Os aumentos do custo do trabalho nas actividades económicas ligadas à Electricidade, Comércio, Construção e Saúde foram os que mais contribuíram para o aumento deste índice no primeiro trimestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2009.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos