Economia

Cursos em Angra com professores de S. Miguel

  • 14 de Maio de 2010
  • 227 Visualizações, Última Leitura a 23 Agosto 2017 às 00:30
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

As novas licenciaturas em Gestão e Filosofia e Cultura Portuguesa prometidas pela Universidade dos Açores para o pólo de Angra do Heroísmo no próximo ano lectivo vão recorrer a orientadores que vivem em São Miguel.

Por serem extensões dos cursos sediados no pólo de Ponta Delgada, as novas graduações terão de se organizar de acordo com aquilo que é praticado e leccionado em São Miguel, revela o director da licenciatura em Gestão, Mário Fortuna.

Mas esta coordenação não será feita à distância: uma extensão do curso principal implica a presencialidade dos orientadores em ambas as ilhas.

Os docentes que irão leccionar a licenciatura em Gestão no pólo de Angra do Heroísmo, adianta Mário Fortuna, ainda não foram contratados, mas garante que se tentará colocar professores com residência na ilha Terceira.

Mesmo assim, as 10 disciplinas que compõe o plano curricular de cada um dos três anos serão, numa fase inicial, coordenados por professores da licenciatura que decorre no polo de Ponta Delgada.

Questionado sobre os custos de deslocação e estadia que esta coordenação pelos professores do pólo de São Miguel implica, Mário Fortuna garantiu que se pretende “fazer todas as deslocações que forem necessárias para ter a certeza de que o curso vai ser dado na Terceira de forma impecável”.

Estes custos, adiantou o director, serão totalmente suportados pela universidade, já que estão directamente relacionados “com a leccionação do curso”.

Espírito Académico

Os novos cursos do pólo de Angra do Heroísmo deverão ser organizados para funcionar num regime pós-laboral, facilitando a entrada a estudantes-trabalhadores, mas também o desdobramento dos professores entre os dois pólos.

Contudo, este regime pode significar um distanciamento dos alunos da restante camada estudantil mais jovem.

Mário Fortuna afastou a ideia de alunos mais jovens não se sentirem cativados pelo facto de a licenciatura ser pós-laboral, por limitar a vida académica e promover um avanço nas faixas etárias dos candidatos.

“O departamento não descrimina entre os menores de 23 anos e os restantes”, “o nosso propósito é servir o maior número possível de alunos”, garante.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos