Economia

Turismo – Dormidas continuam no negativo

  • 11 de Maio de 2010
  • 215 Visualizações, Última Leitura a 26 Setembro 2017 às 00:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O número de dormidas nas unidades hoteleiras açorianas em Março deste ano mantém-se negativo na comparação com o mês homólogo de 2009, anunciou, ontem, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O número de dormidas teve uma variação negativa de 0,3 por cento: em Março de 2009, o arquipélago registou 59100 dormidas; em Março deste ano, o número desceu para as 58900.

Contudo, na comparação com o mês anterior (Fevereiro de 2010), o número de dormidas aumentou de 38753 para 59100.

O relatório do INE revela também que esta subida no número de descidas provocou um aumento nas receitas globais comparativamente a Fevereiro de 2010: de 1,9 milhões de euros para 2,5 milhões.

No penúltimo relatório, o INE confirmou a tendência decrescente do número de dormidas na Região no início deste ano (-4,4 por cento em Fevereiro), quando comparado com o ano anterior.

Os Açores e a Madeira foram, aliás, as únicas regiões do país onde a tendência negativa se mantém.

Os estabelecimentos hoteleiros aumentaram as dormidas em 2,7 por cento em Março, face homólogo, para um total de 2,5 milhões, um resultado conseguido com o contributo tanto de residentes como de não residentes, segundo dados do INE divulgados ontem.

As dormidas dos residentes nos hotéis aumentaram 4,4 por cento e as dos não residentes um pouco menos, 1,9 por cento, contribuindo ambos para aquela melhoria, refere o relatório.

No boletim relativo à actividade turística em Março, o INE destaca que os proveitos deste sector atingiram 114,9 milhões de euros e os de aposento 74,2 milhões, correspondendo a quebras de 3 por cento e de 3,9 por cento respectivamente.

O mercado espanhol foi o que registou um comportamento mais positivo, com um acréscimo nas dormidas superior a 30 por cento, enquanto mercados como a Alemanha e dos Países Baixos tiveram um desempenho negativo, invertendo a tendência anterior. 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos