Economia

Media 9 estreia "Festa Brava" e "Cinco Minutos de Cultura" na RTP/Açores

  • 7 de Maio de 2010
  • 228 Visualizações, Última Leitura a 19 Outubro 2017 às 17:16
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A empresa de produção de conteúdos televisivos, Media 9, em parceria com a RPT Açores, vai estrear dois programas já bem conhecidos na emissora regional.

Aos sábados vai para o ar a Festa Brava, com apresentação de Francisco Faria, e no próximo dia 9, arranca, de segunda a sexta-feira, o programa “Cinco Minutos de Cultura”, com Dulce Teixeira.

O programa Festa Brava vai estrear no próximo Sábado na RTP/Açores com apresentação de Francisco Faria. Já na sua terceira série, o programa vai para o ar semanalmente depois do telejornal da tarde.

Festa Brava tem na base do seu conceito as diversas manifestações taurinas existentes nos Açores, com destaque para ilha Terceira, onde a cultura tauromáquica tem maior expressão, sobretudo nas touradas à corda.

Na emissão de estreia, a tourada da Ribeirinha e o dia da freguesia, o prémio ganho pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense e o Festival de ajuda às vítimas da Agualva serão os temas visados. Semanalmente a Festa Brava termina a 15 de Outubro.
 
Cariz informativo

Co-produzido pela Media 9 e pela RTP/Açores, o programa tem na sua essência uma vocação informativa: “o que pretendemos é informar as pessoas sobre o que se vai passando no mundo dos toiros, sejam corridas, touradas de corda, histórias de pessoas ligadas ao mundo taurino, ou outros eventos”, explica Francisco Faria, rosto do programa.

Associada à função informativa existe ainda a vertente formativa, sobretudo no que diz respeito às corridas de praça: “vamos tentar junto com as tertúlias explicar algumas das especificidades técnicas das corridas, para que os mais leigos possam desfrutar melhor do espectáculo”, acrescenta.

Nesta série os produtores vão dar um pouco mais de destaque à cultura popular em torno dos touros, sobretudo à parte humana, realizando reportagens com as pessoas apaixonadas e ligadas à festa brava.
 
Interacção com o telespectador

Como novidade o programa vai ter uma rubrica voltada para o telespectador: “através do mail festa.brava@programas.rpt.pt as pessoas podem nos enviar pequenas notícias, vídeos, fotos ou considerações que nós depois poderemos utilizar. De certa forma queremos interagir mais com o nosso público”, destaca o apresentador.

Festa Brava é um dos sucessos da RTP/Açores on-line. A grande paixão pelo mundo taurino, dentro e fora dos Açores, nomeadamente na diáspora, conjugada com o horário de emissão menos “nobre”, levam muitas pessoas a visitar o sítio da RTP para assistir ao programa.

As expectativas para esta nova serie são elevadas, muito pelo bom feedback que o programa tem recebido das pessoas: “nós sentimos que existe um público fidelizado ao programa e que gosta de assistir, só temos pena de não podermos estar em todo lado”.
 
Promoção das localidades

Paralelamente à festa taurina, o programa também vai promovendo e divulgando tradições e história das localidades que visita: “ao realizarmos um programa, nós vamos sempre abordando as tradições de cada freguesia e alguns dados históricos, até porque por vezes são indissociáveis da festa dos touros. Por exemplo no primeiro programa vamos abordar o dia da freguesia da Ribeirinha”, sublinha Francisco Faria.

Cinco Minutos de Cultura

Igualmente conhecido do público e também co-produzido pela Media 9 e RTP/Açores, é o programa Cinco Minutos de Cultura, que vai para o ar no próximo dia 9 de Maio, de segunda a sexta-feira, antes do telejornal das 20 horas. Este programa visa dar destaque às diversas actividades culturais que se realizam pelas 9 ilhas dos Açores.

Dulce Teixeira será o novo rosto da “cultura” e o objectivo desta série passa por chegar ao máximo às actividades e notícias culturais da região. Assim, o formato terá uma reportagem principal, com cerca de 3 minutos, e um espaço de agenda informativa.

Estar perto do telespectador é igualmente uma nova aposta: “temos uma página no Facebook, onde as pessoas podem deixar comentários sobre o programa e sugestões que poderemos inserir na agenda cultural. Deste modo podemos dar algum destaque a determinadas iniciativas que passam à margem do conhecimento do grande público”, frisa Paulo Pereira, da Media 9.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos