Economia

Expo-Emprego mostra aptidões de 150 alunos da escola profissional

  • 6 de Maio de 2010
  • 221 Visualizações, Última Leitura a 20 Outubro 2017 às 00:34
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Começa amanhã, no pavilhão multiusos de São Carlos, a Expo-Emprego, uma feira de oferta e procura profissional organizada pela Escola Profissional da Santa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

Ao todo, a iniciativa pretende mostrar as aptidões de 150 alunos daquela unidade formativa, juntando empresários e diversas entidades locais.

A ideia de dinamizar a Expo-Emprego, que começa amanhã no pavilhão multiusos de São Carlos, partiu de um aluno da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH), Dário Saramago.

Em declarações ao jornal “a União”, o finalista do curso técnico-profissional de secretariado referiu que a iniciativa tomou forma no âmbito de uma prova de aptidão profissional (PAP), na qual sugeriu a realização de um evento que reunisse formandos e empregadores.

Do projecto à prática, Dário Saramago explica que, entre amanhã e sábado, estarão presentes na Expo-Emprego diferentes stands que mostrarão o perfil de saída de cada um dois oito cursos da SCMAH.

Além destes, estarão igualmente presentes outras entidade na promoção e recrutamento de recursos humanos, nomeadamente, a PSP, a Cruz Vermelha, o exército, a GNR e os Bombeiros de Angra do Heroísmo.

“O objectivo é arranjar alguns postos de trabalho”; disse Dário Saramago referindo que existem 60 finalistas, dos cursos de técnicos de venda, informática de gestão e secretariado em condições de entrar no mercado de trabalho, mas que o potencial estende-se aos 150 alunos da escola, por via dos estágios curriculares profissionais.
 
Alunos bem formados

Aberto ao público em geral, a Expo-Emprego, tem início amanhã pelas 10H30, encerrando às 19H30, prolongando-se no Sábado, entre as 10H30 e as 21H30.

Sob o slogan “Um Futuro em Boas Mãos”, o dinamizador do projecto explica que este desígnio está dirigido “quer para as empresas quer para os alunos”: “com a ExpoEmprego poderão descobrir que o futuro deles próprios está nas suas mãos. As empresas, porque podem evoluir contratando alunos bem formados e preparados profissionalmente para o mercado de trabalho. E os alunos porque podem garantir um emprego à saída deste estabelecimento de ensino”.

Mais, acresce, “os alunos que visitarem a ExpoEmprego ficarão com uma maior abertura de horizontes sobre o seu próprio futuro, e assim poderão proceder a uma melhor escolha para eles próprios”.

A EPSCMAH convidou cerca de 160 empresas locais, tendo a informação sido igualmente veiculada através dos cerca de 900 associados da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo.
 
Palestras e comunicações

Além da presença dos stands, a Expo-Emprego vai ter um programa de palestras e comunicações de outras entidades, caso da Agência para Qualificação e Emprego de Angra do Heroísmo que terá um espaço próprio, um palco, para diversas sessões de esclarecimento. Entre elas, estará a sensibilização para os programas estagiário T, L e U, bem como os programas de intercâmbio existentes

A Segurança Social também marcará presença na Expo-Emprego com uma sessão de esclarecimento “sobre os apoios que as empresas têm direito e actualmente desconhecem”, refere nota informativa.

Outra das entidades palestrantes é a Direcção Regional da Educação e Formação com uma intervenção sobre o acesso ao ensino superior.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos