Economia

Açores com oportunidade de diversificação

  • 30 de Abril de 2010
  • 225 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2017 às 09:26
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os Açores têm espaço para crescer na área da horticultura e fruticultura afirma Paulo Neves, da empresa INSCO (Insular de Hipermercados, S.A), que trabalha com a cadeia Modelo.

“Há oportunidades de crescimento na Região Autónoma dos Açores e nós temos capacidade de escoar mais e melhores produtos”, assegurou, no painel de debate “Perspectivas de Futuro para a Diversificação Agrícola nos Açores”, no XII Congresso de Agricultura, que se realizou em São Miguel.

Na opinião de Paulo Neves, se para a “exportação o mar é uma desvantagem, para a importação é uma mais-valia”, visto que existem muitos produtos que têm de chegar à Região de avião, o que representa um sobrecusto.

O responsável pela INSCO deu o exemplo “da FRUTER na ilha Terceira que conseguiu assegurar o nicho de mercado da maçã”.

Outro exemplo é o Faial. “Há uns anos tínhamos de mandar couves para a nossa loja no Faial e hoje em dia isso já é garantido pelo mercado local”.

Paulo Neves avisa que cada vez mais os consumidores procuram produtos diferenciados e soluções já prontas, como as saladas embaladas e pré-lavadas. Um tipo de produto que garante um preço mais elevado é o biológico, exemplificou.

Também presente no debate esteve Ana Paula Nunes, do Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, que salientou que estes são mercados em crescimento.

Um aviso da especialista prende-se com a importância do marketing e promoção. “Posso ter o melhor produto, se não souber embalá-lo e promover a sua imagem, nada está feito”, disse.

Mel organizado

A mesa de debate foi presidida pelo responsável pela FRUTER, Sieuve de Menezes, que destacou a importância dos produtores de mel das várias ilhas se organizarem para alcançarem um mercado mais alargado.

“Temos de ter mel cada vez mais próximo, mais uniforme, porque os consumidores se habituam a um determinado sabor, para pensarmos num mercado maior”, disse.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos