Economia

Poupança das famílias da zona euro diminui ligeiramente para 15,1% no último trimestre 2009

  • 30 de Abril de 2010
  • 228 Visualizações, Última Leitura a 17 Agosto 2017 às 05:50
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A taxa de poupança das famílias na zona euro foi de 15,1 por cento no primeiro trimestre, uma queda muito ligeira face ao trimestre anterior, enquanto que a taxa de investimento das famílias diminuiu moderadamente.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Eurostat, a taxa de poupança das famílias na zona euro terminou 2009 nos 15,1 por cento, contra 15,2 por cento do terceiro trimestre de 2009.

No entanto, a taxa de investimento das famílias caiu mais ainda, 0,2 pontos percentuais, para 8,9 por cento no mesmo período.

No conjunto dos 27 países da União Europeia, a taxa de poupança das famílias estabilizou nos 13,3 por cento, no último trimestre de 2009, igual valor registado na média ajustada do terceiro trimestre.

A taxa de investimento das famílias calculada para o conjunto de todos os Estados membros (UE a 27) sofreu uma queda de 0,2 pontos percentuais, para os 8,1 por cento em igual período.

O que explica esta ligeira queda na taxa de poupança, uma vez que a taxa de investimento também caiu, foi a diminuição do rendimento disponível das famílias e do consumo.

Na zona euro, o rendimento disponível das famílias caiu 0,2 por cento no último trimestre e as despesas com consumo das famílias 0,1 por cento.

Uma vez que o rendimento nominal das famílias cresceu menos (0,4 por cento) que o preço dos bens e serviços consumidos pelas famílias (0,5 por cento), as quedas registadas na despesa no investimento e no consumo não chegam para provocar o aumento da poupança.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos