Economia

Apenas quatro sub-regiões do país mantinham-se em 2007 acima da média nacional

  • 27 de Abril de 2010
  • 221 Visualizações, Última Leitura a 21 Agosto 2017 às 15:51
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Grande Lisboa, Pinhal Litoral, Beira Interior Sul e Baixo Vouga foram em 2007 as sub-regiões com os maiores índices globais de desenvolvimento regional do país, enquanto o Alto Trás-os-Montes, Tâmega e Açores estavam no final da tabela.

Segundo os dados referentes a 2007, disponibilizados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), aquelas quatro sub-regiões, em ordem decrescente no topo da tabela, são as únicas, num total de 30, a apresentar um índice de desenvolvimento regional acima da média nacional.

Comparando com 2006, eram também estas as quatro sub-regiões com os mais altos índices globais de desenvolvimento regional, apesar de a Beira Interior Sul e o Baixo Vouga terem invertido agora as suas posições.

Comparando o desenvolvimento regional entre 2006 e 2007, há três sub-regiões que apresentam subidas significativas, de oito posições: o Grande Porto, a Cova da Beira e o Oeste.

Em 2007, há também três sub-regiões que descem na tabela comparando com 2006: A Região Autónoma da Madeira desce oito posições, enquanto o Algarve e a Beira Interior Norte descem, cada uma, sete posições no índice global de desenvolvimento regional.

Este índice é o resultado do comportamento conjunto das vertentes competitividade, coesão e qualidade ambiental naquelas sub-regiões.

No que diz respeito à competitividade, "das 30 sub-regiões portuguesas, as cinco com um índice de competitividade superior à média nacional em 2007, localizavam-se no Litoral continental: a Sul, a Grande Lisboa e o Alentejo Litoral, no Centro, o Baixo Vouga e, a Norte, o Grande Porto e o Ave", lê-se no “Índice Sintético de Desenvolvimento Regional”.

Na coesão, que está "associada ao grau de acesso da população a equipamentos e serviços colectivos básicos", os dados reflectem "um maior equilíbrio regional do que o observado na competitividade" e no índice global, conclusão retirada também no que diz respeito à qualidade ambiental.

Enquanto a sub-região da Grande Lisboa inclui nove concelhos a norte do Tejo, Lisboa, Amadora ou Vila Franca de Xira, o Pinhal Litoral engloba cinco municípios, como Leiria, Batalha ou Marinha Grande. Já a Beira Interior Sul abarca quatro cidades, entre Castelo Branco, Idanha-a-Nova ou Penamacor. O Baixo Vouga compreende 11 edilidades, como Aveiro, Ovar ou Anadia.

O Índice Sintético de Desenvolvimento Regional é um estudo estatístico de periodicidade anual e cujo âmbito geográfico é todo o país. A unidade estatística observada é a sub-região NUTS III, informa o INE.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos