Economia

Recolher, pesar e catalogar lixo na baía da Praia da Vitória

  • 22 de Abril de 2010
  • 220 Visualizações, Última Leitura a 18 Agosto 2017 às 16:09
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Alertar para a preservação dos recursos marinhos através de uma acção de limpeza subaquática é o desafio que a Câmara Municipal da Praia da Vitória, Clube Naval da Praia da Vitória e o Centro de Mergulho Octopus, em parceria com a Capitania do Porto da Praia da Vitória, os Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e a Associação de Escuteiros, lançam às populações da ilha Terceira.

A iniciativa intitulada “Junta-te a Nós e vem Limpar o Oceano”, enquadrada no âmbito do projecto internacional AWARE, terá lugar no próximo Domingo, dia 25 de Abril, junto à marina da Praia da Vitória.

Em declarações ao jornal “a União”, um dos promotores da actividade, Alexandre Jacinto, do Centro de Mergulho Octopus, refere que, na prática, pretende-se “recolher, pesar e catalogar” o lixo recolhido para posterior encaminhamento à reciclagem dos resíduos trazidos tanto do fundo do mar da baía – cuja intervenção decorrerá entre a Praia dos Sargentos e a marina da Praia –, como da zona costeira envolvente – entre a zona da Riviera até à Marina.

Para já, explicou o promotor, a iniciativa contará com cerca de 50 escoteiros e à volta de dez mergulhadores, salvaguardado que para a recolha de lixo subaquática, os interessados terão de ter certificação para tal actividade.
 
Limpeza com direito a almoço

O Project AWARE prevê, explicam em nota informativa, o “international cleanup day”, dia internacional da limpeza.

À semelhança da Praia da Vitória, os parceiros inscritos no programa desenvolverão esta actividade a nível internacional, recolhendo lixo subaquático e nas orlas costeiras, tendo como principal objectivo “ajudar a preservar a fauna e flora marinha e mostrar à população em geral, a importância de preservar todos os recursos marinhos e zonas adjacentes”.

“Convidamos todos os interessados em colaborar connosco, mergulhadores e não mergulhadores, a comparecerem no próximo domingo pelas 9H30, junto ao Clube Naval da Praia da Vitória”, referem.

Além das limpezas subaquática e costeira, que decorrerão até ao meio-dia, o programa prevê um almoço-convívio oferecido a todos os participantes.

Para obter mais informações, ou efectuar inscrições, os contactos dos organizadores são os seguintes: 965431985 / 912513906.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos