Economia

Mais de 60% dos turistas são oriundos do Continente

  • 21 de Abril de 2010
  • 217 Visualizações, Última Leitura a 20 Novembro 2017 às 02:02
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

No ano passado, dos 357,4 mil turistas que visitaram os Açores 62% eram oriundos de Portugal Continental (SREA). Entre os estrangeiros, que representam 38% do total, pontificam os alemães, os dinamarqueses e os suecos.

Mais de 90% dos turistas que optaram pelos Açores preferiram a comodidade proporcionada pela hotelaria tradicional, onde predominam os hotéis de quatro estrelas, seguindo-se, por tipo de alojamento, os parques de campismo, pousadas de juventude e turismo rural - é , aliás, somente nesta última tipologia (turismo rural) que os estrangeiros estão em maioria.

Factores económicos justificarão também que a estada média seja superior nas casas de hóspedes (5,5 noites), alojamentos particulares (4,5 noites) quando na hotelaria tradicional esse indicador cai para 3,1 noites.

Entretanto, dados de um estudo encomendado pelo Observatório Regional do Turismo revelam que o turista que visita os Açores tem geralmente mais de 41 anos, é casado, tem estudos universitários e viaja em férias, fica satisfeito com a escolha e admite regressar.

O estudo, que abarca o período de Abril de 2008 a Setembro de 2009, refere que os homens (53 %) são um pouco mais do que as mulheres e que cerca de um terço dos turistas têm entre 56 e 65 anos, sendo que 72% por cento têm mais de 41 anos.

A maioria (80%) é casada e um pouco mais de metade (52%) deslocou-se aos Açores acompanhados por outra pessoa, enquanto 15% viajou sozinho.

Os dados indicam também que dois terços dos turistas têm estudos universitários. Para a maior parte dos turistas (86%), os Açores foram a primeira escolha de destino, contudo, entre os que consideraram alternativas, as principais opções foram a Madeira, Caraíbas e Canárias.

As melhores condições meteorológicas, a maior facilidade de acesso e os preços mais baixos são algumas das razões que levaram a considerar uma alternativa aos Açores.

A maior parte esteve pela primeira vez no arquipélago (78%), mas 7% dos inquiridos já se tinham deslocado aos Açores quatro vezes ou mais.

As férias são o motivo da viagem para a maioria (84%), enquanto a visita a familiares e amigos motivou 8,7%. Por fim, cerca de 75% dos turistas admite a probabilidade de regressar aos Açores, sendo que 35 % consideraram essa hipótese muito provável.

Maioria dos turistas prefere São Miguel às demais ilhas açorianas

Nos primeiros dois meses deste ano a ilha de São Miguel, com 44,6 mil dormidas, concentrou 66,3% do total das dormidas, seguindo-se a Terceira, com 10,6 mil dormidas (15,8%), e o Faial com 5,1 mil dormidas (7,6%), um panorama que confirma a realidade dos anos anteriores, conforme se pode observar nos dados disponibilizados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).

Para a totalidade das ilhas açorianas, em Fevereiro, a taxa de ocupação-cama atingiu 17,2%, valor inferior em 0.3 pp em relação ao mês homólogo do ano anterior. A estada média foi de 2,5 noites, ligeiramente abaixo das 2,7 noites em Fevereiro de 2009.

Os proveitos totais nos estabelecimentos hoteleiros, de Janeiro a Fevereiro de 2010, atingiram 3,4 milhões de euros, correspondendo a uma variação homóloga negativa de 11,0%.

Neste período, o rendimento médio por quarto (Revenue Per Available Room) foi de 9,7 euros, correspondendo a uma variação homóloga negativa de 11,8%.

As ilhas de São Miguel, Terceira e Faial foram as que maior peso tiveram nos proveitos totais (3,4 milhões de euros), respectivamente com 65,2%, 15,9% e 10,2%.

Relativamente à proveniência dos turistas, os primeiros dois meses deste ano não alteraram o cenário anterior.

Assim, de Janeiro a Fevereiro, os residentes em Portugal atingiram cerca de 46,1 mil dormidas (68,5% do total) e os residentes no estrangeiro 21,2 mil (31,5% do total).

O mercado alemão concentrou 8,5% do total das dormidas, com cerca 5,7 milhares, representando, deste modo, 27 % das dormidas dos não residentes em Portugal. Seguem-se os dinamarqueses e os suecos.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos