Economia

Programa URBCOM vai ajudar a modernizar comércio da Praia da Vitória

  • 20 de Abril de 2010
  • 223 Visualizações, Última Leitura a 21 Outubro 2017 às 00:15
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente da Câmara da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, anunciou hoje a abertura este ano do programa URBCOM, destinado à modernização do comércio tradicional deste concelho da ilha Terceira, nos Açores.

“O programa não tem um limite financeiro para o investimento global, uma vez que a comparticipação depende das necessidades de investimento dos empresários para remodelação ou mesmo mudança de negócio”, afirmou o autarca.

A zona de intervenção abrange todo o centro histórico da cidade, onde está a ser efectuado um diagnóstico de cerca de meio milhar de lojas comerciais, podendo o URBCOM apoiar pequenas remodelações de mobiliário, expositores ou electrificações, além de segurança alimentar na restauração e mudança de actividade comercial.

“A perspectiva de sobrevivência de muitas destas empresas passa claramente pela mudança de negócio”, frisou Roberto Monteiro.

Em declarações à Lusa, à margem da cerimónia de abertura das novas instalações da Câmara do Comércio, Roberto Monteiro revelou que, “no final deste mês, deslocam-se à região oito empresários portugueses e estrangeiros de marcas famosas”, que vão "analisar potencialidades de negócios e negociar franchisings".

O autarca da Praia da Vitória admitiu ainda que, numa fase posterior, estes empresários possam vir a "instalar os seus próprios negócios" neste concelho.

“A estratégia que adoptámos indica ser necessário responder às exigências de diversificação e qualidade das pessoas, porque viajam muito mais e querem ter na sua terra o mesmo que encontram noutras paragens”, afirmou, defendendo que “já não é possível ter sucesso no comércio actual com a mentalidade que se tinha há uma década”.

Durante a cerimónia de inauguração das novas instalações da Câmara de Comércio, Roberto Monteiro reconheceu que o concelho tem problemas estruturais, como “escassez de população urbana, fraca diversificação económica, dificuldades de uma nova dinâmica comercial, baixa qualificação de recursos e alguma incapacidade em aceder a contrapartidas da Base das Lajes”.

A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, que abrange as ilhas Terceira, Graciosa e S. Jorge, é a maior do arquipélago, com 847 associados numa população de cerca de 70 mil indivíduos, tendo realizado em 2009 feiras temáticas nas três ilhas e 47 acções de formação que abrangeram 653 associados.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos