Economia

Curso de gestão tem empregabilidade garantida

  • 13 de Abril de 2010
  • 252 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 14:50
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Em 2010/2011, entra em funcionamento um curso de Gestão no pólo de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, semelhante ao já leccionado em Ponta Delgada.

É já no próximo ano lectivo que arranca no campus de Angra do Heroísmo, da Universidade dos Açores (UAç) uma licenciatura em Gestão.

As características do curso foram apresentadas ontem, em Angra, pelo Director do Departamento de Economia e Gestão (DEG) da UAç, Mário Fortuna, e pelo Director da Licenciatura, João Teixeira.

O curso ministrado no pólo de Angra será idêntico ao já leccionado em Ponta Delgada, De há três anos para cá, devido à adaptação a Bolonha, a licenciatura é composta por seis semestres, em três anos, que contém 30 disciplinas.

De acordo com Mário Fortuna, esta é uma oportunidade de formação para as pessoas que não têm possibilidade de se deslocarem a São Miguel.

Condições criadas

Para o Director do DEG só agora foi possível estender a licenciatura em gestão a Angra. “Neste momento estão reunidas condições mínimas para alargar o curso à Terceira”, frisa.

O DEG conta com a colaboração de docentes do Departamento de Ciências Agrárias.

Serão ainda contratados novos professores em áreas não leccionados no momento em Angra.

O professor frisa ainda que o primeiro ano do curso de Gestão é igual ao primeiro ano de Economia. Por isso, os alunos de economia podem também optar por iniciar o curso em Angra e terminá-lo em Ponta Delgada.

Empregabilidade

Mário Fortuna diz que o curso tem “empregabilidade quase total”.

O professor salientou as diversas saídas profissionais da licenciatura, que justificam a taxa de empregabilidade.

João Teixeira, Director da Licenciatura, diz que há uma grande ligação entre a universidade e as empresas, que se traduz num conjunto de protocolos e sucessivas contratações.

“Estamos confiantes de que temos uma licenciatura sólida que tem grande aceitação no mercado”, acentuou.

Mais vagas

No ano passado abriram 50 vagas para o curso. Este ano, o número deverá aumentar para 60 ou 70.

Contudo, não foi definido um número de vagas para a turma do pólo de Angra. O número de alunos vai depender do interesse dos candidatos.

Na altura da candidatura o estudante tem apenas de escolher entre a turma da Terceira e a turma de São Miguel.

A licenciatura não se destina apenas a estudantes do ensino secundário e profissional. Possibilita ainda o acesso em regime especial de maiores de 23 anos.

Os exames de acesso são matemática ou economia. Os interessados devem candidatar-se até o final deste mês.

O horário do curso foi pensado para trabalhadores que pretendam licenciar-se sem abdicar dos seus empregos. Por isso, a licenciatura deverá funcionar ao final da tarde.

O licenciado pode depois prosseguir os estudos, com um mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, em Ponta Delgada.

Após a implementação dos três anos da licenciatura, Mário Fortuna admite que o mestrado seja também alargado ao pólo de Angra.
  
Totalidade dos cursos a funcionar no Pico da Urze no próximo ano lectivo

De acordo com o Pró-Reitor da Universidade dos Açores, Alfredo Borba, os cursos do Campus de Angra do Heroísmo deverão ser todos leccionados no edifício do Pico da Urze no próximo ano lectivo.

“A partir de 15 de Setembro, começaremos com toda a oferta lectiva no campus do Pico da Urze”, frisou.

De fora ficam apenas os alunos da Escola Superior de Enfermagem, uma vez que o edifício não estará concluído na altura.

Para o Pró-Reitor, a abertura de uma licenciatura em Gestão em Angra do Heroísmo vem “diversificar a oferta lectiva do campus”.

Alfredo Borba acredita também que a diversificação torna a Universidade dos Açores mais coesa.

Com a nova licenciatura o pólo de Angra do Heroísmo vai alcançar mais facilmente um dos seus objectivos essenciais, de acordo com Alfredo Borba, ultrapassar os mil alunos inscritos.

“Neste momento o campus tem 860 alunos. Chegar aos mil será fácil com esta licenciatura”, adianta.

O Director do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, Mário Fortuna, estima que em três anos o número de alunos a tirar Gestão, em Angra do Heroísmo, chegue à centena e meia.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos