Economia

Nas Sanjoaninas 2010 Inovação e workshops revolucionam gastronomia

  • 12 de Abril de 2010
  • 200 Visualizações, Última Leitura a 20 Agosto 2017 às 03:51
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Em 2010, o sector da gastronomia das Sanjoaninas ganha uma nova dimensão.
 
O projecto de gastronomia das festas faz uma aposta na inovação, não só nos pratos apresentados, mas também em actividades paralelas.

Mais do que um restaurante, este ano é oferecida a possibilidade de público em geral e empresários de restauração frequentarem workshops.

De 19 e 27 de Junho, o público terá a oportunidade de participar em, pelo menos, três cursos de iniciação, um ligado ao vinho, um à confecção de pratos e outro destinado ao sushi.
 
A formação fica a cargo do Chef de Cozinha do restaurante das Sanjoaninas, Tomasz Bazyl, e do Chef de Sala e escanção Rodolfo Tristão Lopes.

Durante esta semana, Tomasz Bazyl esteve já na Terceira a formar profissionais de restaurantes locais, numa parceria entre as Sanjoaninas e a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo.

A experiência, que envolveu cerca de 14 restaurantes, teve uma aceitação bastante positiva por parte dos profissionais.

Os empresários de restauração, associados da Câmara de Comércio, podem ainda formar os seus profissionais durante as festas, autorizando-os a integrar a equipa do restaurante.
 
Pratos originais

A gastronomia é um dos principais pólos de atracção das Sanjoaninas.

Este ano as festas contam com um espaço amplo, com capacidade para cerca de 100 pessoas, no Largo Prior do Crato, onde é possível desfrutar dos pratos de Tomasz Bazyl.

A ideia é utilizar produtos regionais em pratos que fujam completamente ao tradicional. O tema das festas também vai estar presente na gastronomia. Os pratos apresentados são inspirados na imagem das Sanjaninas 2010, uma borboleta em forma de jóia. 

O restaurante divide-se em duas vertentes. Ao almoço há serviço de buffet, enquanto o jantar é servido à carta.

O espaço oferece uma oportunidade para quem gosta de degustar pratos variados. Todos os dias será apresentada uma ementa diferente ao jantar. No último dia, é feito um apanhado dos pratos mais vendidos.

Já os almoços possibilitam uma refeição mais rápida e apelativa, com preços semelhantes aos praticados pelos restaurantes de Angra.

A componente de animação também não foi descurada. O espaço vai ter música ambiente ao vivo, pelo menos, em dois dias das festas.
 
Os perfis

Actualmente, Tomazs Bazyl é Chef de Cozinha no Lagoas Park Hotel, em Oeiras, um dos hotéis do Grupo Teixeira Duarte.

O polaco venceu, em 2002, o concurso Chef Cozinheiro do Ano, considerado como o maior concurso para profissionais de cozinha de Portugal.

Na altura, Tomazs Bazyl era chef do então Carlton Palace Hotel, actual Pestana Palace Hotel.

Rodolfo Tristão Lopes é formador na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e um dos melhores escanções do país.

O Chef de Sala não pôde marcar presença na apresentação do projecto de gastronomia, na ilha Terceira, uma vez que se encontrava a representar Portugal num concurso mundial de escanção.
 
Informação actualizada

Este ano a comunicação tem sido também uma aposta da Comissão das Sanjoaninas. Através das novas tecnologias, qualquer pessoa, pode acompanhar a preparação das festas, independentemente do local em que se encontre.

O site oficial das Sanjoaninas 2010 www.sanjoaninas10.com já entrou em funcionamento e é actualizado com frequência.

Os adeptos das festas podem ainda manter-se informados através das redes sociais. O facebook das Sanjoaninas já conta com mais de dois mil seguidores.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos