Economia

Novas tecnologias com posto móvel na Graciosa

  • 8 de Abril de 2010
  • 201 Visualizações, Última Leitura a 23 Agosto 2017 às 00:34
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Um projeto de divulgação das novas tecnologias de informação, inédito a nível nacional, está em curso na Graciosa, com uma carrinha adaptada que percorre a pequena ilha promovendo a integração das populações mais isoladas na sociedade da informação.

Trata-se do projeto “Passaporte para as Novas Tecnologias”, inaugurado esta semana, pretende promover as tecnologias de informação nas comunidades mais isoladas, dinamizando a sua utilização profissional, lúdica e social.

A iniciativa é da Associação Cultura, Desportiva e Recreativa da Graciosa, que adaptou um veículo tipo “mini-van” como unidade móvel, capaz de se deslocar a todas as localidades da ilha, onde funciona um espaço um espaço de novas tecnologias, com vários computadores ligados à Internet, e uma biblioteca.

Nas suas voltas pela Graciosa, o veículo vai cumprir quatro percursos pré-definidos, passando semanalmente por todas as localidades da ilha.

“É uma indiscutível mais valia para as populações”, frisou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, na inauguração do veículo.

Na ocasião, salientou o facto de o projeto abranger populações que residem em locais mais isolados, “oferecendo-lhes condições de acesso generalizado à informação e a recursos comunicacionais através da Internet”.

“Não queremos que ninguém fique excluído, pelo contrário queremos cada vez mais cidadãos esclarecidos e conscientes das potencialidades das tecnologias de informação e comunicação”, afirmou.

José Contente comparou a iniciativa, inovadora a nível nacional, com o antigo autocarro associado ao projecto Calouste Gulbenkian das bibliotecas itinerantes que também chegou aos Açores.

O executivo açoriano apoiou o projeto inédito com 60 mil euros, dos quais 57 mil se destinaram à aquisição e adaptação da viatura e os restantes três mil à aquisição e instalação de todos os equipamentos necessários.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos