Economia

Tarifas aéreas Lisboa/Açores a 100 euros

  • 7 de Abril de 2010
  • 221 Visualizações, Última Leitura a 21 Outubro 2017 às 22:13
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Sandro Paim, defende a redução das tarifas aéreas entre o continente e os Açores para cerca de 100 euros como medida para a recuperação de mercado turístico na Região que se encontra em quebra desde o final de 2008.

Sandro Paim disse ontem ao DI que a TAP e a SATA “podem e devem reduzir as tarifas para o turismo para valores próximos dos 100 euros”.

Considera que essa medida é essencial para que o turismo açoriano possa recuperar o mercado que perdeu nos últimos meses.

“O Governo Regional terá que encontrar uma forma de fazer com que as passagens aéreas para turistas entre o continente e os Açores desçam nos próximos três ou quatro meses para valores muito mais acessíveis”, referiu.

De acordo com Sandro Paim essa “será uma solução melhor do que a liberalização dos transportes aéreos na Região”.

Alega que as transportadoras aéreas de “low cost” (baixo custo) “podem até oferecer tarifas para os Açores abaixo de 100 euros em alturas de maior procura mas também podem simplesmente recusar-se a voar para a Região quando se verificar a situação inversa”.

Por outro, Sandro Paim considera que é necessário orientar as acções de promoção do destino Açores de modo a que seja recuperado o mercado perdido nos últimos anos.

“Tem havido um considerável investimento da promoção dos Açores nos mercados mas terá que ser efectuada uma avaliação dos resultados dessas acções e fazer os ajustamentos necessários tendo em conta a realidade.

Sempre em Queda

Os dados oficiais apontam para uma quebra de 25 por cento no mercado hoteleiro dos Açores em Janeiro deste ano e as estimativas para os últimos dois meses são de reduções na ordem dos 15 por cento de turistas em relação ao verificado em 2009.

Tendo em conta essa realidade, Sandro Paim lembra que as quebras no sector do turismo dos Açores foram acumuladas ao longo dos últimos meses, incluindo na época alta.

Essas quebras verificaram-se, sobretudo, no mercado externo onde os fluxos de turistas caíram para mais de metade em alguns casos.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos