Economia

Governo "atento" a situação das empresas com dividas das autarquias

  • 31 de Março de 2010
  • 236 Visualizações, Última Leitura a 20 Setembro 2017 às 03:54
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, anunciou hoje que o executivo está a estudar soluções que permitam ultrapassar a situação difícil em que se encontram algumas empresas devido a atrasos nos pagamentos das autarquias.

"Estamos disponíveis para encontrar uma solução, que será anunciada nas próximas semanas, que resolva o problema das empresas às quais as autarquias têm dívidas por pagar", afirmou Carlos César, em declarações aos jornalistas no final de um encontro com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

O presidente do governo açoriano admitiu que este problema "tem alguma dimensão" no arquipélago, salientando que "a questão é mais grave nas maiores autarquias".

Carlos César frisou o impacto que o problema tem na "descapitalização de muitas empresas", pelo que assegurou que o executivo "está a preparar instrumentos que permitam ultrapassar esta situação em benefício das empresas".

Nas declarações que prestou aos jornalistas, destacou ainda a "prioridade" que tem sido dada pelo governo regional a um conjunto de pequenas obras, em especial nas comunidades rurais, o que "tem permitido que pequenas empresas locais tenham uma ocupação", defendendo que essa deve ser também "uma preocupação extensiva às autarquias".

Por seu lado, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, Mário Fortuna, afirmou ter ficado "satisfeito" por o governo açoriano estar a estudar a criação de instrumentos para apoiar as empresas.

"Ficamos satisfeitos porque, identificados os problemas, existe vontade de os resolver e será só uma questão de tempo até que as soluções apareçam", afirmou.

Mário Fortuna alertou, no entanto, que as empresas "não podem suportar durante muito tempo situações de incumprimento, sejam de autarquias ou privados, porque ficam limitadas na sua atuação e liquidez".

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos