Economia

Nova linha de crédito PME Investe começa com 750M€ mas pode chegar aos dois mil milhões

  • 25 de Março de 2010
  • 245 Visualizações, Última Leitura a 24 Novembro 2017 às 12:48
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo anunciou hoje uma nova linha PME Investe com uma dotação inicial de 750 milhões de euros, que pode chegar até aos dois mil milhões até ao final do ano, e que permite candidatura de empresas com dívidas ao Estado.

"Temos previsto para este ano um total que pode ir até aos dois mil milhões", disse hoje à Lusa o presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI).

Em declarações à Lusa, Luís Filipe Costa adiantou que a nova linha de crédito "pode ser utilizado até 30 por cento do empréstimo para regularizar dívidas junto da Segurança social e do Fisco, quando antes não se permitia candidaturas de empresas que não tivesse a situação não regularizada".

"A segunda novidade é para as empresas que não tiveram acesso a nenhuma das linha PME Investe anteriores em que a cobertura pela garantia mútua será de 65 por cento em vez dos 50 por cento habituais para facilitar o alargamento a novas empresas", acrescentou.

Segundo Luís Filipe Costa, "o leasing mobiliário e imobiliário é também complementado nesta linha".

A PME Investe V introduz também "a possibilidade de recusa de operações por parte do banco", isto é, "os pedidos de financiamento são objecto de decisão inicial por parte do banco, em caso de recusa da operação, bastará ao banco dar conhecimento da sua decisão ao cliente".

A nova linha de crédito hoje anunciada alarga o acesso à linha às Regiões Autónomas do Açores e da Madeira e aumenta em um ano o prazo das operações (de cinco para seis anos na Linha Geral e de três para quatro anos na Linha Micro e Pequenas Empresas.

Dos 750 milhões de euros inicialmente disponibilizados pela nova linha de crédito, 250 milhões de euros são dedicados às micro e pequenas empresas.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos