Economia

Cruzeiros terão impacto médio na economia

  • 24 de Março de 2010
  • 233 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 12:54
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) considera que o turismo de cruzeiros em Angra terá, no máximo, um impacto médio na economia local. E que esse nível só poderá ser alcançado com a atracção de cruzeiros temáticos.

Sandro Paim, que falava na noite de segunda feira na 3º debate do Instituto Histórico, reconheceu que o turista que navega nos grandes navios de cruzeiro não gasta muito nos portos onde atraca.

“Portanto, esse tipo de turista pode deixar algum dinheiro nas lembranças que leva da ilha ou no transporte que se organize para uma visita. Este tipo de turismo de cruzeiro terá um impacto muito reduzido cá. Se conseguirmos atrair cruzeiros temáticos, em que o turista viaja de avião para a ilha, aloja-se numa unidade hoteleira e, depois, embarca para um determinado destino, aí o impacto será maior”, argumentou, afirmando depois que a CCAH nunca foi ouvida pelo Governo Regional sobre a construção de um cais de cruzeiros na baía de Angra.

Sandro Paim recordou também as notícias que, no fim de semana, davam conta de que o impacto dos cruzeiros no comércio das Portas do Mar e de Ponta Delgada é irrisório.

“A caminho da Europa ou rumo às Caraíbas, cerca de meia centena de navios de cruzeiro, com 66 mil turistas a bordo, fazem este ano escala em Ponta Delgada, mas o seu peso na economia da cidade é pouco significativo”, noticiou a Lusa no sábado.

Afirmou que, mais importante do que ter navios na cidade, é conseguir aumentar a estadia de cada turista na Terceira. E aumentar a qualidade dos serviços prestados na ilha.

Sandro Paim, contudo, sublinhou que a construção de um cais de cruzeiro em Angra permitirá reforçar a oferta turística da ilha e poderá alavancar iniciativas empresariais de animação.

No entanto, realçou que este investimento não poderá pôr em causa os investimentos necessários ao desenvolvimento da ilha Terceira.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos