Economia

OCDE alerta para as "consequências desastrosas" do proteccionismo

  • 22 de Março de 2010
  • 226 Visualizações, Última Leitura a 23 Novembro 2017 às 05:33
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) disse hoje que “as iniciativas para reduzir as importações estão a crescer em todo o mundo”, o que poderá gerar "consequências desastrosas".

"Há muitos dedos prontos para puxar o gatilho. Devemos evitá-lo a todo custo. Qualquer erro pode ter consequências desastrosas", alertou Angel Gurría num fórum em Pequim, dizendo que o cenário “está a ficar feio" no que diz respeito ao proteccionismo.

O ex-ministro das Finanças mexicano lembrou que, historicamente, o elevado desemprego, o crescimento económico baixo e o défice orçamental recorde num largo número de países são o "terreno perfeito" para o proteccionismo.

Os comentários de Gurría surgem depois dos últimos esforços por parte dos legisladores norte-americanos no sentido de impulsionar a administração Obama a pressionar a China a pôr termo à sua taxa de câmbio ao dólar. Por sua vez, o Ministro chinês do Comércio, Chen Deming, disse ontem, no mesmo fórum que a pressão norte-americana "não é boa para ninguém", porque o yuan tem um "impacto limitado" sobre o comércio.

Zhang Ping, director da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e principal estratega económico da China, disse hoje no mesmo fórum onde discursou Gurría que enquanto a China estiver cada vez mais envolvida nos assuntos do mundo, não poderá desempenhar o papel de um líder na economia mundial. Já Gurría revelou que a expansão da economia chinesa contribuirá com um terço para o crescimento global neste ano.

Contudo, no passado sábado, o secretário-geral da OCDE disse que o crescimento na Ásia e outros mercados emergentes não é suficiente para sustentar a recuperação global e as nações desenvolvidas devem ser cuidadosas ao retirar as políticas de estímulo, de acordo com a Bloomberg.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos