Economia

Turismo distribuiu um milhão de euros em apoios em seis meses

  • 9 de Outubro de 2019
  • 10 Visualizações, Última Leitura a 15 Outubro 2019 às 01:53
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Direção Regional do Turismo divulgou a listagem de apoios concedidos para iniciativas com interesse para a promoção do destino Açores, durante o primeiro semestre de 2019. Foram apoiados 98 projetos apresentados ao governo.

A Direção Regional do Turismo atribuiu um milhão e 79 mil euros para financiar 98 iniciativas consideradas de interesse para a promoção do destino turístico dos Açores.

Segundo os dados revelados no Jornal Oficial, a iniciativa que recebeu mais apoios públicos foi uma prova de golfe (80 mil euros), inserida no Expresso BPI Golf Cup, considerada a maior competição desportiva para empresas em Portugal, que reúne cerca de 1.600 jogadores e 385 equipas, que realizam sete provas regionais até chegarem à final da competição.

O segundo evento que obteve o maior apoio do turismo foi o XXIII Festival Internacional de Bridge dos Açores, que recebeu 47.500 euros, promovendo uma competição com cerca de 150 participantes, contando com jogadores provenientes de Itália, Áustria, França e Inglaterra.

No terceiro lugar da lista de apoios públicos para a promoção do turismo está o torneio de futebol Pauleta Azores Soccer Cup U13, promovido pela Fundação Pauleta, que garante a deslocação de dezenas de jovens jogadores, na maioria dos casos acompanhados pelas suas famílias para assistir a um torneio de futebol em Ponta Delgada.

A lista de apoios concedidos conta ainda com 40 mil euros entregues à Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos para a realização do VII Congresso da APECATE, que decorreu na ilha do Faial, entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

A realização do I Open Internacional de Vídeo Subaquático da Ilha da Graciosa, Festival Maré de Agosto, conjuntamente com o 1.º Festival ‘Música no Colégio 2019’ e 2.º Concerto ‘Clássicos de Natal 2019’, receberam um apoio de 35 mil euros.

Para a realização do festival Tremor foi concedido um apoio de 32.500 euros à Plutão Camaleão Associação Cultural.

As Casas Açorianas - Associação Turismo em Espaço Rural recebeu 30 mil euros para investir na promoção e animação turística.

A realização das principais festas religiosas dos Açores mereceram a atribuição de um apoio de 25 mil euros para a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Uma verba do mesmo valor foi atribuída à Associação Escravos da Cadeirinha para a realização da XVI Edição do Festival Santa Maria Blues.

O Comité Organizador dos Festivais Internacionais da Ilha Terceira Folk recebeu 25 mil euros para realizar o 35.º Festival Internacional de Folclore dos Açores e a 15.ª Feira de Artes e Sabores Tradicionais.

A Associação Graciosense de Promoção de Eventos recebeu 25 mil euros para realizar o 11.º Rali Ilha da Graciosa.

A realização do festival Wine in Azores 2019 recebeu um apoio de 25 mil euros, acrescido de 17.500 euros para a realização do festival Wine in Azores na ilha Terceira.

Foi ainda concedido um apoio de 20 mil euros a Gonçalo Torres para a produção de um filme sobre o Triângulo.


Apoios concedidos para valorizar promoção do destino Açores

Os apoios foram concedidos pela Direção Regional do Turismo no âmbito do Decreto Legislativo Regional n.º 18/2005/A, que estabelece o regime de apoio financeiro público a iniciativas, ações e eventos de animação turística ou com impacte significativo na promoção externa do destino turístico Açores.

O decreto prevê a atribuição de apoios para comparticipar encargos com ações e eventos de animação a realizar na Região cujo interesse seja previamente reconhecido pelo departamento do Governo Regional com competência em matéria de turismo, mas também ações e eventos a realizar dentro ou fora da Região cujo interesse em termos de promoção turística seja previamente reconhecido.

Existe ainda a possibilidade de obter financiamento para a remodelação, ampliação ou construção de infraestruturas cujo interesse para a animação turística seja previamente reconhecido pela Direção Regional do Turismo.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos