Economia

Açores e Canárias estreitam cooperação ao nível da formação em floricultura, afirma João Ponte

  • 4 de Outubro de 2019
  • 11 Visualizações, Última Leitura a 15 Outubro 2019 às 02:10
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que a cooperação técnica entre os Açores e as Canárias ao nível da floricultura é benéfica para os dois arquipélagos através da troca de conhecimentos relacionados com a produção e controlo de pragas, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento de um setor em crescimento.

“O fortalecimento dos laços de cooperação técnica entre territórios insulares é sempre uma mais valia que importa continuar a estimular e a aprofundar, sendo que, no caso concreto da agricultura, contribui muito para o enriquecimento do setor, seja pela troca de conhecimentos, seja pela troca de experiências e desafios comuns”, referiu João Ponte.

No âmbito desta cooperação, um técnico do Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha Terceira vai participar, na próxima semana, nas Canárias numas jornadas técnicas sobre próteas, cuja produção tem registado um grande desenvolvimento nos Açores.

Além de uma palestra sobre a produção de próteas nos Açores, o técnico açoriano terá oportunidade de efetuar visitas de campo.

Nas áreas da diversificação agrícola, João Ponte frisou que a floricultura é uma das que mais tem crescido nos últimos anos com a instalação de jovens agricultores e a aprovação de vários projetos de investimento no âmbito do programa PRORURAL+.

Por outro lado, João Ponte salientou que, no âmbito das alterações ao programa POSEI para 2019, foi criada uma nova ajuda específica ao acondicionamento de próteas, que contempla um apoio de cinco cêntimos por haste, sendo que a ajuda é paga com base na quantidade de hastes comercializadas, com calibre igual ou superior a 40 centímetros.

O governante destacou que, no ano passado, foram produzidas 2,6 milhões de hastes de próteas, apenas nas ilhas Terceira e Faial, sendo 100% da produção destinada à exportação, maioritariamente para a Holanda.


Fonte: GaCS/RM

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos