Economia

Governo dos Açores cria medida ’Inovar’ para inserção de jovens sem formação profissional no mercado de trabalho

  • 1 de Outubro de 2019
  • 8 Visualizações, Última Leitura a 15 Outubro 2019 às 02:25
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Vice-Presidente do Governo afirmou, na ilha Terceira, que o Governo dos Açores criou um novo programa, designado Inovar, destinado aos jovens que não têm formação profissional ou superior, de modo a permitir a sua inserção no mercado de trabalho.

Sérgio Ávila salientou que este apoio, hoje publicado em Jornal Oficial, foi criado para dar a oportunidade às empresas e entidades da Região de contratarem jovens até aos 30 anos, que tenham apenas o 12.º ano de escolaridade ou menos, através de um programa de apoio do Executivo açoriano.

“Sendo o programa Estagiar um apoio aos jovens com formação profissional ou superior, criámos um novo programa que não exige formação superior ou profissional, cujas inscrições começam hoje e decorrem durante todo o mês de outubro, para que se iniciem os estágios ainda no mês de dezembro”, adiantou o Vice-Presidente.

“Com este conjunto de medidas, estamos a permitir que todos os jovens, independentemente de terem formação, tenham a possibilidade de usufruir de um programa de apoio para se inserirem no mercado de trabalho, alargando, assim, o âmbito do apoio que é disponibilizado aos jovens”, frisou.

O programa Inovar teve em conta os desafios que se colocam ao nível da promoção da empregabilidade jovem, da redução do desemprego, do incremento e do ajustamento entre a oferta e a procura de competências de trabalho.

Este programa destina-se a jovens desempegados não subsidiados, com idade não superior a 30 anos, inscritos há, pelo menos, 100 dias consecutivos nas Agências de Emprego da Região ou no Garantia Açores Jovem à data de início da fase de candidatura, e que tenham qualificações iguais ou inferiores ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

A criação de uma medida para jovens com qualificações iguais ou inferiores ao nível 3 do QNQ, destinada a um público com menores competências para empregabilidade, reforça a inserção profissional e social dos Açorianos e consolida a estratégia de promoção do emprego nos Açores.


Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos