Economia

Concertação entre empresários, trabalhadores e Governo pode alterar situação do Desemprego

  • 18 de Março de 2010
  • 248 Visualizações, Última Leitura a 26 Setembro 2017 às 07:28
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), Jorge Rocha de Matos, disse hoje esperar que "o aumento da concertação estratégica entre empresários, trabalhadores e Governo" contribuam para alterar a taxa de desemprego em Portugal.

"Tenho esperança que o aumento da concertação estratégica entre empresários, trabalhadores e Governo possa originar uma melhoria mais acelerada desta tendência", refere o presidente da AIP em comunicado enviado à Lusa.

As declarações de Rocha de Matos surgem na sequência de uma nota do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) hoje divulgada, segundo a qual o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal subiu 19,6 por cento em Fevereiro face ao mesmo mês do ano passado e aumentou 0,2 por cento face a Janeiro.

No entender do presidente da AIP, "os dados divulgados pelo IEFP relativos ao mercado de emprego no mês de Fevereiro de 2010 parecem inserir-se na tendência de alguma melhoria que se regista no mercado de emprego nos meses mais recentes".

De acordo com os dados do IEFP, no final de Fevereiro, encontravam-se inscritos nos Centros de Emprego do Continente e das Regiões Autónomas 561.315 desempregados, mais 1.003 indivíduos do que um mês antes.

No final de Fevereiro havia mais 92.016 desempregados inscritos do que no mesmo mês de 2008.

O instituto destaca, no entanto, que pela primeira vez desde Maio do ano passado “o acréscimo de desemprego anual homólogo situou-se abaixo das 100 mil pessoas e dos 20 por cento de aumento homólogo”.

Segundo os dados divulgados, o desemprego subiu em ambos os géneros face a Fevereiro de 2009, com o número de homens desempregados a aumentar 25,7 por cento, enquanto nas mulheres o valor avançou 14,7 por cento.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos