Economia

Novo navio da Atlânticoline começou a operar

  • 6 de Agosto de 2019
  • 54 Visualizações, Última Leitura a 15 Outubro 2019 às 19:04
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O novo navio da Atlânticoline, o “Mestre Jaime Feijó”, integra a partir de ontem a operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas no grupo central do arquipélago dos Açores, foi ontem anunciado.

Em comunicado, a empresa de transporte marítimo pública dos Açores explica que após ter chegado à Horta (Faial), “a 24 de julho, o navio foi alvo de inspeções da DGRM” (Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) e de “vários outros procedimentos necessários à sua entrada na operação, como o registo na Capitania do Porto da Horta”.

O novo navio da Atlântocoline vem substituir o “Mestre Simão”, que encalhou na Madalena do Pico em janeiro de 2018.

Com a entrada em funcionamento do “Mestre Jaime Feijó”, será “retomada a operação da Linha Lilás, que liga a Linha Verde aos portos da Calheta de São Jorge e de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, duas vezes por semana”, explica a empresa.

Com 41,20 metros, o “Mestre Jaime Feijó” tem capacidade para 333 passageiros e 15 viaturas, duas das quais com 5,5 toneladas e está, ainda, dotado de uma enfermaria capaz de transportar em simultâneo três doentes em maca.

A cerimónia de batismo do novo ‘ferry’ vai decorrer na próxima sexta-feira, no Terminal Marítimo da Horta. A embarcação representa um investimento de cerca de dez milhões de euros para a Atlânticoline.

O ‘ferry’ “Mestre Simão”, com uma capacidade para 330 passageiros e oito viaturas, tinha sido construído em 2014, também nos Astilleros Armon, em Espanha, quando encalhou no porto da Madalena, em janeiro de 2018.

O relatório divulgado em agosto de 2018, pelo Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica (GAMA), concluiu que o acidente ficou a dever-se à conjugação de três ondas de “altura significativa” que deixaram o navio ingovernável.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos