Economia

Produtos com Marca Açores registam crescimento de vendas de 27%

  • 22 de Junho de 2019
  • 40 Visualizações, Última Leitura a 15 Setembro 2019 às 22:25
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Vice-Presidente do Governo afirmou, em Angra do Heroísmo, que o conjunto dos produtos certificados com a Marca Açores tiveram um crescimento de vendas na ordem dos 27% em 2018, comparativamente ao ano anterior.

Sérgio Ávila salientou que se trata de um dado “significativo”, que demonstra “a apetência na Região, fora da Região e daqueles que nos visitam em relação aos produtos Marca Açores”.

O Vice-Presidente falava sexta-feira na inauguração da Venda Açoriana, uma loja itinerante com produtos regionais certificados que está presente nas principais festividades do arquipélago.

“A consolidação da Marca Açores como projeto sólido de valorização dos nossos produtos e dos nossos serviços acho que é reconhecida por todos”, sublinhou Sérgio Ávila, que elogiou o trabalho de “uma pequena equipa empenhada e valorosa” que executa o projeto nas suas várias vertentes.

O Vice-Presidente destacou, por outro lado, “o mérito das empresas” neste processo, frisando que foram elas que “valorizaram os seus produtos, que investiram na qualificação dos seus produtos”.

Atualmente, existem mais de 190 empresas e 3.170 produtos certificados pela Marca Açores, patamar que Sérgio Ávila considerou significativo, garantindo que vai ser dada continuidade a este trabalho em duas vertentes.

A primeira é “continuar a dar a conhecer" os produtos açorianos aos consumidores finais com iniciativas como Venda Açoriana, outras lojas fora da Região e a presença em feiras, e a segunda prende-se com a sensibilização “junto daqueles que são importadores de outros mercados, através do estabelecimento de contactos entre empresas”.

Na Venda Açoriana das Sanjoaninas, situada na Praça Velha, estão disponíveis 300 produtos de 38 fornecedores, oriundos de sete ilhas do arquipélago.

Sérgio Ávila presidiu, também na sexta-feira, à inauguração da Feira de Artesanato açoriano, no recinto das festas do Bailhão, que conta com 28 empresas de artesanato, tradicional e contemporâneo, de diversas áreas.

Nos Açores estão registados 559 artesãos no Centro Regional de Apoio ao Artesanato, número considerado significativo e sem par em qualquer outra região do país.

O Governo dos Açores disponibiliza um sistema de incentivos para apoiar a atividade profissional dos artesãos e o desenvolvimento económico das suas empresas ao nível da comercialização, da promoção, da formação e do investimento em estruturas e equipamento de produção.

Em 2018, este sistema de incentivos atingiu um total de 210 projetos, dos quais 145 aprovados e 65 sem custos, com um investimento global de mais de 480 mil euros, a que correspondeu uma comparticipação financeira de cerca de 265 mil euros.


Fonte: GaCS/FA

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos