Economia

Terceira vai ter sistema de armazenamento de energia

  • 3 de Junho de 2019
  • 91 Visualizações, Última Leitura a 24 Agosto 2019 às 00:48
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Eletricidade dos Açores (EDA) vai adquirir um sistema de armazenamento de energia por baterias na ilha Terceira, para aumentar o aproveitamento de energias renováveis, estimando atingir os 67% de penetração de renováveis em 2024.

“Estamos a falar de dois terços de penetração de energias renováveis e endógenas neste sistema eletroprodutor”, adiantou a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, numa conferência de imprensa conjunta com os administradores da EDA, na Central Geotérmica do Pico Alto.

A EDA deverá lançar esta semana um concurso público internacional para a aquisição do sistema de armazenamento por baterias, num investimento que rondará os 14 milhões de euros, com recurso a fundos comunitários.

A obra terá um prazo de execução de dois anos e as baterias terão 15 megawatts de capacidade, mais do que o maior grupo térmico atualmente em funcionamento na ilha Terceira, podendo injetar 10,5 megawatts por hora.

Em 2018, a ilha Terceira produziu 34% de energia geotérmica, enquanto a ilha de São Miguel atingiu os 51% e a ilha das Flores 46%.

Com a aquisição do sistema de armazenamento de energia por baterias e com o aumento da capacidade da central geotérmica de 3,5 para 10 megawatts, a penetração de renováveis deverá atingir os 67%, em 2024, sendo a maior parte (42%) proveniente da energia geotérmica, 16% da energia eólica, 7% da incineração de resíduos, 1% da energia hídrica e 1% da energia fotovoltaica.

Questionado sobre a hipótese de criação de uma central hídrica reversível para armazenamento de energia, o presidente do conselho de administração da EDA disse que as baterias “têm um processo de eficiência energética superior” e têm a vantagem de substituir um grupo térmico. “Perde-se no máximo 15% de energia.

No caso da hídrica reversível as perdas são maiores, na ordem dos 30%”, apontou.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos