Economia

Mostra “Açores Artesanal” junta empresas artesanais de 5 ilhas

  • 24 de Maio de 2019
  • 39 Visualizações, Última Leitura a 18 Junho 2019 às 22:44
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Entre hoje e quinta-feira, 52 empresas artesanais das ilhas de São Miguel, Pico, Terceira, Graciosa e Flores apresentam os seus produtos durante a mostra “Açores Artesanal” promovida pelo CRAA.

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) promove a realização da mostra ‘Açores Artesanal’, que entre hoje e quinta-feira, junta empresas artesanais de cinco ilhas do arquipélago na Alameda do Mar, em Ponta Delgada.

O projeto ‘Açores Artesanal’, de acordo com nota do executivo regional, visa a realização de uma série de mercados em diferentes ilhas, que constituem uma mostra diversificada do que melhor se produz nos Açores, aumentando a visibilidade das empresas artesanais açorianas, afirmando uma identidade própria inerente ao território, testando, assim, a viabilidade económica dos produtos e procurando garantir e promover a imagem da sua qualidade e a introdução de conceitos atuais aplicados à produção artesanal.

Este ano, o certame, integrado na Feira Lar, Campo e Mar, apresenta produtos de 52 empresas artesanais das ilhas de São Miguel, Pico, Terceira, Graciosa e Flores que se candidataram ao Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART).

Assim vão estar em exposição trabalhos de várias áreas artesanais, designadamente Registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres, lapinhas, bordados, rendas, têxteis, osso de baleia, escamas de peixe, bijuteria, trabalhos em estanho, ferro, vidro, madeira, vimes, figurado, ervas aromáticas e medicinais e fibras vegetais.

Esta mostra procura também dar visibilidade aos produtos certificados ao abrigo da marca coletiva Artesanato dos Açores, através das 21 empresas certificadas presentes.

Nesse sentido, a mesma nota destaca que a certificação é crucial para a estratégia regional de preservação e apoio ao artesanato tradicional, assumindo-se como garantia da qualidade e autenticidade da produção.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos