Economia

Produção de mel nos Açores gera receita anual de um milhão de euros, afirma o Diretor Regional da Agricultura

  • 14 de Maio de 2019
  • 68 Visualizações, Última Leitura a 22 Julho 2019 às 05:54
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura, afirmou que, anualmente, são produzidos nos Açores mais de 100 toneladas de mel, que geram uma receita de cerca de um milhão de euros, através da comercialização de mel, mas também da cera, da geleia real, entre outros produtos.

“Os números falam por si e dão bem nota da importância económica da apicultura na Região, um setor que tem margem para crescer nas ilhas”, referiu José Élio Ventura, que falava na sessão abertura do curso de Iniciação à Apicultura, organizado pela Associação Agrícola da Ilha Terceira.

José Élio Ventura frisou que a apicultura desempenha também um papel muito importante para todo o setor agrícola, tendo em conta que as abelhas atuam como polinizadores naturais, aumentando a rentabilidade das produções agrícolas, mas também na polinização de outras plantas, preservando-as e, consequentemente, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas e manutenção da biodiversidade.

O diretor regional destacou o facto da apicultura nos Açores ter registado uma evolução muito significativa na última década, um vez que o número de apicultores e de apiários mais do que duplicaram e o número de colónicas cresceu 60%.

Presentemente existem na Região 450 apicultores, 900 apiários e 7500 colónias, sendo que as ilha de São Miguel, Pico e Terceira representam mais de 70% dos apicultores registados na Região.

“A apicultura é uma atividade que se faz com muito gosto, entrega, paixão e que, muitas vezes, se inicia como uma ocupação de tempos livres, tornando-se depois uma fonte de rendimento complementar a outras atividades, sejam elas agrícolas ou não”, considerou José Élio Ventura.

Relativamente à nova formação apícola que agora se inicia na ilha Terceira, José Élio Ventura afirmou que se tratar da oitava edição do curso, que envolveu até agora mais de 150 formandos e que muito tem contribuído para atrair novos apicultores e qualificar os que já estão no ativo.

“A secção de apicultura da Associação Agrícola da Ilha Terceira tem desenvolvido um trabalho absolutamente inovador, tendo presentemente cerca de 46 associados, que representam mais de 86 apiários e são responsáveis pela produção de mais de três toneladas de mel”, referiu o Diretor Regional da Agricultura, valorizando o trabalho que a associação tem desenvolvido nesta área, no funcionamento da sua melaria e na valorização e comercialização do mel dos seus associados.

José Élio Ventura destacou, também, a importância da Região ter um Plano Estratégico para a Apicultura, já apresentado em várias sessões públicas, um documento vital para fomentar e desenvolver esta setor nos Açores na próxima década.


Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos