Economia

Desemprego desce mais de 11 por cento em março nos Açores

  • 24 de Abril de 2019
  • 33 Visualizações, Última Leitura a 26 Agosto 2019 às 06:56
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A diretora regional do Emprego e Qualificação Profissional destacou ontem, na Horta, que os mais recentes dados do emprego publicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltam a revelar uma descida superior a 11% nos Açores, onde o número de inscritos nos centros de emprego também baixou em março face ao mesmo mês de 2018.

“Segundo a informação do IEFP, registou-se uma diminuição de 11,5% do desemprego na Região em fevereiro passado face ao período homólogo”, afirmou Paula Andrade, citada em nota de imprensa do executivo açoriano, salientando que “a descida representa menos 988 utentes em relação ao ano anterior”.

“Estes números vêm demonstrar a evolução notável do mercado de trabalho com a descida do desemprego”, acrescentou a diretora regional, em declarações à margem da segunda sessão do ‘Open Days - Emprego Jovem’.

Assim, no final do mês de março estavam inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores 7624 desempregados à procura do primeiro e de novo emprego.

A diretora regional, que apresentou neste evento os programas e medidas de emprego jovem, acrescentou que, no que se refere à criação de postos de trabalho, e face ao mês homólogo, “registou-se um aumento das colocações”, sublinhando o crescimento económico que se verifica neste momento nos Açores.

Durante o mês de março, o rácio de colocação, ou seja, postos de trabalho colocados sobre postos de trabalho que deram entrada nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores, foi de 91,2%.

Paula Andrade referiu que a iniciativa ‘Open Days - Emprego Jovem’ pretende “sublinhar a aposta do Governo dos Açores na capacitação e aperfeiçoamento de competências dos jovens com o objetivo de potenciar a sua empregabilidade”.

“Estamos a trabalhar em políticas ativas de emprego que privilegiem contratos sem termo”, afirmou, salientando que esta é a mais recente aposta do Governo Regional para combater o desemprego jovem.

A sessão do ‘Open Days - Emprego Jovem’ que decorre na Horta conta com a presença de mais de 200 jovens, que podem estabelecer contactos tanto com as empresas presentes no evento, como com personalidades do mundo empresarial.

O primeiro ‘Open Day’ teve lugar a 2 de abril na ilha Terceira, sendo que o próximo decorrerá a 6 de maio, na ilha de São Miguel, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos