Economia

Salário mínimo nos Açores é o mais elevado do país e aumentou 100 euros/mês nos últimos quatro anos

  • 12 de Abril de 2019
  • 11 Visualizações, Última Leitura a 21 Abril 2019 às 22:10
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Vice-Presidente do Governo disse hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que já houve este ano um aumento do salário mínimo na Região, pelo que não faz qualquer sentido querer um novo aumento passados que são poucos meses.

Sérgio Ávila salientou que o valor da retribuição mínima mensal garantida nos Açores subiu de 609 para 630 euros em janeiro, pelo que “quem menos ganha no privado está agora a receber mais 266 euros por ano de que recebia no ano passado”.

O Vice-Presidente do Governo acrescentou que, no conjunto dos últimos quatro anos “verifica-se que houve um aumento de 100 euros por mês” no valor do salário mínimo, daqui resultando que os trabalhadores do setor privado que recebem o salário mínimo ganham agora, por ano, nos Açores, mais 1.400 euros do que em 2015.

“Hoje, o salário mínimo nos Açores é superior em 420 euros por ano àquele que se verifica no continente e é também superior àquele que se verifica na Região Autónoma da Madeira em 210 euros”, frisou Sérgio Ávila.

Para o Vice-Presidente do Governo, constata-se, assim, que o salário mínimo regional nos Açores não só “é significativamente superior ao que se verifica na Madeira e no continente”, como o seu valor no setor privado na Região cresceu claramente mais do que o Produto Interno Bruto e muito mais do que a variação da inflação.

Nesse sentido, considerou que a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda, no sentido de aumentar para 7,5% o acréscimo ao salário mínimo regional, não faz sentido por se tratar de um “segundo aumento do salário mínimo este ano”, quando o mesmo, no conjunto dos últimos quatro anos, “registou o maior aumento do salário mínimo no período de um horizonte temporal bastante vasto”.

“Os Açores são a região do país onde o salário mínimo para o setor privado é mais elevado, mais 420 euros no salário mínimo do que no continente e mais 210 euros do que na Madeira. É essa a realidade dos factos. Se é esta a realidade dos factos, não pode ser de maneira nenhuma omitida neste debate”, afirmou Sérgio Ávila.


Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos