Economia

Governo dos Açores garante manutenção da ajuda do POSEI à produção de banana em ilhas sem organizações de produtores

  • 23 de Março de 2019
  • 51 Visualizações, Última Leitura a 25 Agosto 2019 às 11:07
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas garantiu que se vão manter as ajudas do POSEI aos pequenos produtores de banana em ilhas sem organizações de produtores específicas desta produção. 

“A intenção do Governo Regional nesta matéria é clara e vai no sentido de salvaguardar a ajuda que existe às pequenas produções em ilhas sem organizações de produtores de banana”, refere aquela Secretaria Regional numa resposta a um requerimento do PSD/Açores, acrescentando, no entanto, que é necessário continuar a aperfeiçoar os critérios de atribuição destas ajudas, bem como incentivar a constituição de organizações de produtores da banana nas várias ilhas.

Esta Secretaria Regional tem dado especial atenção à produção de banana e a outras culturas subtropicais, dado terem um bom potencial de crescimento, muito devido também ao trabalho e ao esforço dos produtores e das suas organizações.

“O Governo Regional não poderia deixar de valorizar a produção de banana em ilhas sem organizações de produtores específicas e com produções diminutas, dado que contribuem para a autossuficiência no contexto dessas ilhas e esse é também um aspeto que importa relevar”, salientou.

Nas ilhas onde existem organizações de produtores de banana, o apoio ao fruto entregue e comercializado só é atribuído através destas entidades e não diretamente aos produtores, como acontece nas ilhas mais pequenas, com pouca produção e sem organizações de produtores específica.

Nos Açores, em 2018, a ajuda aos produtores de banana no âmbito do POSEI foi reforçada em 200 mil euros.

No último ano foram apresentadas 116 candidaturas de produtores de banana, correspondentes a 2.500 toneladas de banana comercializada.


Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos